Marília

Juiz de Marília expede ordem internacional de prisão para ex-deputado

Joseph Zuza, ex-deputado estadual, avo de um mandado internacional de prisão – Reprodução
Joseph Zuza, ex-deputado estadual, avo de um mandado internacional de prisão – Reprodução

O empresário e ex-deputado estadual  Joseph Zuza Somaan Abdul Massih, considerado fugitivo da Justiça, é agora alvo de um mandado de prisão com “difusão vermelha”, ou seja, uma ordem internacional para sua prisão.

A ordem é da Justiça Federal em Marília, atende pedido do procurador Célio Vieira da Silva, e já está com a Superintendência Regional da Polícia Federal. Zuza está condenado a três anos e três meses de reclusão em regime semiaberto por sentença que tramitou em julgado.

O ex-deputado é considerado culpado de crimes contra a ordem tributária. Foi condenado também ao pagamento de multa. No dia 1º de junho a Justiça Federal na cidade expediu a ordem de prisão.

Segundo o juiz Luiz Antonio Ribeiro Marins, da 2ª Vara Federal em Marília, o mandado não foi cumprido até a presente data, “pois o réu vem, notadamente, esquivando-se do seu cumprimento, encontrando-se, portanto, na situação de foragido”.

A defesa pediu que fosse relaxada a ordem de prisão com emissão de guia para que o ex-deputado possa pleitear benefícios de cumprimento da pensa sem o seu efetivo recolhimento à prisão.

O procurador apresentou parecer contra o pedido e ainda requereu que Zuza seja acusado de litigância de má fé, que prevê punição para atos como recursos meramente protelatórios, alteram a verdade dos fatos ou se utilizam de processos para conseguir objetivos ilegais. O juiz não atendeu ao pedido, mas considerou que a ordem de prisão deve ser mantida e ampliada.

“Tendo em vista que o condenado vem se esquivando do cumprimento do mandado de prisão, encontrando-se na situação de foragido da Justiça desde 01/06/2016, suspeito que o condenado está fora do país, vai sair dele ou possa se encontrar no exterior, posto que tem naturalidade libanesa e recursos financeiros para tanto. Assim, solicite-se difusão vermelha do Mandado de Prisão”, diz despacho do juiz.

A difusão vermelha deve Colocar o ex-deputado na lista de procurados da Interpol, organização internacional de polícia, que encaminha o mandado a departamentos de polícia em até 190 países do mundo.