Marília

Justiça faz encontro e orienta partidos para campanha eleitoral

Justiça faz encontro e orienta partidos para campanha eleitoral

A Justiça Eleitoral promoveu nesta terça-feira um encontro com dirigentes de partidos e aconselhou às legendas que antecipem ao máximo as convenções na cidade para acelerar a aprovação e liberação das candidaturas. 

Prazos eleitorais mais curtos e exigência de documentação mais completa, com certidões de 2º Grau, fornecidas pela Justiça em São Paulo, são alguns dos motivos para o pedido. A convenção é o ato formal em que o partido define os candidatos a prefeito e vice, candidatos a vereador e coligações.

É um marco no jogo eleitoral: define os quadros de apoio e modelos d eunião que vão influenciar o resultado, especialmente para garantia do uso do horário eleitoral nos rádios e na contagem de votos para a Câmara.

As convenções poderão ser feitas a partir do dia 20 deste mês. O prazo final para registrar candidaturas é 15 de agosto, para votação que acontece no dia 2 de outubro.

A campanha de rua efetiva começa apenas quando as candidaturas estiveram registradas, com emissão de um CNPJ e contas abertas para toda a movimentação de receitas e despesas dos candidatos.

Ou seja, somente a partir do dia 16 de agosto os candidatos poderão participar usar  alto-falantes ou amplificadores de som nas suas sedes ou em veículos; promover comícios e colocar no ar sites e blogs.

Também só a partir de 16 de agosto estarão liberadas a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgandojingles ou mensagens de candidatos.

O encontro teve as participações da diretora do Cartório Eleitoral da 70ª Zona Eleitoral de Marília, Karina Marcussi, e do juiz eleitoral Luiz Esteves de Melo.