Marília

Justiça mantém sessão solene na Câmara de Marília para homenagem a advogados

Justiça mantém sessão solene na Câmara de Marília para homenagem a advogados

A Vara da Fazenda Pública de Marília suspendeu nesta quinta-feira que a Câmara os efeitos de uma medida unilateral do presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, que havia cancelado uma sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado nesta sexta-feira, dia 11.

A solenidade, prevista há dias, havia sido adiada nesta quinta, a pouco menos de 24h de sua realização, em meio a um conflito político interno e em relação entre o comando da Câmara e a prefeitura.

O cancelamento impacta a organização de vida de 15 homenageados, seus convidados – alguns vindos de outras cidades – e dos vereadores. A realização da sessão foi aprovaada por todos os vereadores que puderam indicar os homenageados.

“Não se concebe que, agora, às vésperas da sessão solene anteriormente designada, a Eminente Autoridade impetrada cancele a homenagem ao “Dia do Advogado” de forma unipessoal”, diz o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz.

A disputa que levou ao cancelamento é antiga, mas teve novidades nos últimos dias com uma orde de Nascimento para proibir que o advogado e assessor especial de governo,Alysson Alex Souza e Silva, tivesse acesso ao prédio da Câmara.

Alysson foi indicado pelo vereador Sérgio Nechar pare receber a homenagem na câmara. Conseguiu uma liminar para ter acesso ao prédio. E depois disso a sessão foi cancelada.

Para o magistrado, o cancelamento representa descumprimento de deliberação votada em Plenário e aprovada, sem ressalvas, por todos os vereadores e diz que seria necessário que o cancelamento também fosse submetido à “elevada deliberação do plenário”. Destacou a importância da homenagem.

O dia 11 de Agosto de 1827 marca a inauguração dos dois primeiros cursos de ensino superior no país – Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, em Olinda (PE) e no Largo de São Francisco, em São Paulo/SP) -. A data acabou escolhida para celebrar o Dia do Advogado.

“As Dras. Advogadas e os Drs. Advogados marilienses, e disso este Magistrado é testemunha, têm exercido o munus público inerente ao nobilíssimo mister da Advocacia com esmero, refinada cultura jurídica, intrepidez e altivez, sendo mais que merecedores da justa homenagem não apenas junto à Casa do Povo deste Município de Marília, mas também em meio a toda a comunidade de jurisdicionados desta Comarca.”

A decisão põe mais uma ordem judicial em uma disputa política que avança sobre o funcionamento do Legislativo e que começou em janeiro com a posse do vereador Sergio Nechar, suplente de Ivan Luís do Nascimento, o Ivan Negão, falecido naquele mês.

Nechar só conseguiu tomar posse por força de uma ordem judicial. Quando a homenagem aos advogados foi programada e cada vereador foi chamado a apresentar um nome, encaminhou o do advogado Alysson Alex Souza e Silva, atual assessor de governo da prefeitura.

Alysson está no centro do conflito político entre o presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, e a administração do prefeito Daniel Alonso.

Enquanto esteve no grupo político, Eduardo, Alysson e Daniel estavam tão próximos que os três encabeçaram a ação do grupo para assumir o MAC (Marília Atlético Clube). Nascimento foi o primeiro vice de Daniel no clube, com Alysson como o segundo.

Ex-secretário de esportes por poucos mais de três anos com Daniel, Eduardo já estava em ruptura quando chegou a campanha eleitoral e ele foi candidato pelo PSDB, na época o partido do prefeito. Eleito, logo passou à oposição.