Taxa sem consumo

Justiça suspende taxas de água para terrenos sem ligações em Marília

Mortes após princípio de incêndio no HEM levam ex-paciente ao Júri Popular
JMortes após princípio de incêndio no HEM levam ex-paciente ao Júri Popular

Marília - Uma decisão da Justiça Estadual de Marilia suspende a cobrança de taxa de conservação de rede de água e esgoto para terrenos sem ligação e hidrômetro de um proprietário em Marília

A taxa é semestral. A decisão é liminar em tutela de urgência para evitar prejuízos ao morador, mas ainda pode ter recurso e alteração.

A medida proíbe a empresa Ric Ambiental de promover cobranças ou de incluir o nome do proprietários nos serviços de análise de crédito

O morador acusa irregularidade na cobrança por não haver qualquer serviço da empresa nas propriedades. A rede de esgoto e água passa em frente aos lotes.

“Não há numeração de hidrômetro nem leitura anterior de consumo de água, evidenciando a ausência de instalações de água e esgoto no local. Razão pela qual entendo estar presente a necessária verossimilhança das alegações da parte”, diz o juiz Pedro Siqueira de Pretto na decisão.

O caso envolve R$ 10.496,56 em cobranças para diferentes unidades de área e tramita no Juizado Especial Cível.

Até setembro do ano passado, quando a gestão do saneamento era feita por serviço público, a discussão seguia na Vara da Fazenda Pública. Isso mudou quando a cidade transferiu os serviços para a Ric Ambiental.