Marília

Kauê, 4, internado desde 2014, recebe festa na Santa Casa

Kauê, 4, internado desde 2014, recebe festa na Santa Casa

Uma festa com direito a bolo confeitado, docinhos, salgadinhos, sucos e refrigerantes marcou nesta sexta-feira os quatro anos de Kauê da Silva, uma criança de Ipaussu (120km de Marília) que desde os três meses de idade está internada na Santa casa de Marília.

Kauê foi internado depois de sofrer convulsões e parada cardíaca que afetaram funções neurológicas e respiratórias. O garoto ainda necessita de ventilação mecânica e se alimenta através de sonda gástrica.

“Criou-se um vínculo de toda a equipe multiprofissional com o Kauê. Procuramos fazer do ambiente em que ele está a casa dele. Temos certeza que ele sente. Esta estimulação sensorial é muito importante. Como todo membro da família, a gente quis mais uma vez fazer uma festa de aniversário para ele”, ressaltou a enfermeira gerente do Bloco Pediátrico da Santa Casa de Marília, Ana Paula Neto Mancini.

A auxiliar de enfermagem da Pediatria do hospital, Fernanda Cristina Fernandes Barbosa, disse que o apego ao menino é tanto que quando os colaboradores do setor saem de férias fazem questão de visitar Kauê. “Cumpro com o papel de auxiliar de enfermagem e muitas vezes de mãe. Procuramos nunca deixá-lo sozinho e temos muito carinho por ele”.

Para a realização da festa de aniversário, o Serviço Social da Santa Casa conseguiu a doação dos alimentos junto aos funcionários e sociedade civil.

“Muita gente ajudou e isso viabilizou a realização desta comemoração para o Kauê, que merece todo o nosso carinho. Não tem como não se apaixonar por uma criança como esta”, enfatizou a assistente social gerente do setor, Clotilde Carvalho de Souza.

A mãe de Kauê, Rita de Cássia Pereira da Silva, elogiou o tratamento recebido na Santa Casa de Marília e disse que no hospital ela tem a certeza de que o filho dela está sendo muito bem cuidado. “O pessoal da Santa Casa de Marília é muito atencioso. Só tenho que agradecer todos eles”.

Rita de Cássia lembrou das dificuldades em ter que se deslocar de outra cidade constantemente, uma vez que a família dela reside em Ipaussu – município a 118 km de Marília.

“Às vezes tenho que deixar meu filho no hospital para cuidar da irmã dele de 6 anos (Yasmin Vitória). Me corta o coração, mas faço isso porque sei que ela precisa de mim. Por outro lado, fico satisfeita em saber que ele está sendo muito bem assistido na Santa Casa de Marília”, frisou ela.

“Até já cogitaram levar o Kauê para a Santa Casa de Ipaussu, mas nós não quisemos. Também existe um esforço junto ao Ministério Público para conseguirmos a transferência dele para casa, mas a Justiça entende que esta mudança pode trazer riscos à saúde do meu filho”, acrescentou.