A Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília) vai leiloar lotes de sucatas de veículos inservíveis. Com média de 30 anos de fabricação, os veículos, de portes pequenos e médios, utilitários e ambulâncias, que serviam de transporte para estudantes, pacientes e materiais hospitalares da Famema, serão alienados destinados para reciclagem ou desmonte.
Compõem os lotes que serão leiloados, treze veículos, com vida útil exaurida, avaliados por laudo de baixas patrimoniais, com recuperação economicamente inviável. Os leilões estão agendados para os próximos dias 11 e 18 de outubro. Os veículos encontram-se devidamente baixados no DETRAN e Patrimônio da FUMES.
Antes de todo o processo de baixa patrimonial da fundação, os veículos não podiam ser alienados, mesmo sem utilização, por estarem bloqueados em processos pela Justiça Federal. Eram mantidos em espaços de estacionamentos da Instituição. Atualmente ocupam espaços cobertos nos pátios da Famema.
Poderão participar dos leilões e oferecer lances nos lotes de veículos, sem direito a documentação, apenas empresas devidamente registradas perante os órgãos de trânsito.
Os lances iniciais dos lotes variam de R$ 430,00 a R$ 1.330,00, dependendo do porte dos veículos e das condições de conservação, para a alienação de aproximadamente 4.000 quilos de sucata de mobiliário, equipamentos e material ferroso.
São duas modalidades de leilões: sucata inservível destinada a reciclagem e sucata aproveitável com possibilidade de desmonte.