Marília

Liberação de rodeios vira polêmica e terá dois protestos em Marília

Liberação de rodeios vira polêmica e terá dois protestos em Marília

A polêmica sobre proposta para liberar em Marília a realização de rodeios e outras provas com participação de animais promete levar para as ruas no dia 24, segunda-feira, um debate acirrado que já movimenta redes sociais na cidade.

Isso porque duas manifestações – uma contra e uma a favor dos rodeios – foram marcadas para o mesmo dia e convocam público para participar de atos e pressionar vereadores.


A Câmara deve votar na segunda uma proposta assinada pelo vereador Evandro Galete (PTN), que vai apresentar um projeto de lei escrito pelo presidente da Examar, o advogado Maurício Maldonado Gonzaga, pela liberação dos eventos.

A divulgação do projeto provocou reações e a organização do primeiro protesto, organizado por protetores e ONGs de acolhimento de animais. A manifestação foi marcada para às 18h.

Nesta terça-feira, em resposta à mobilização dos protetores, um novo ato, convocado em nome da Examar mas organizado pelo próprio Maurício Maldonado, foi marcado para começar às 17h30, meia hora antes da concentração dos protetores.

As duas páginas envolvem discussões sobre os eventos e já provocam debates acirrados entre defensores e críticos da prática. O ato a favor da lei ganha polêmica extra com a acusação de que comentários contra o evento teriam sido excluídos.

A polêmica envolve debate sobre maus-tratos aos animais usados nos eventos. Usuários do Facebook podem acompanhar e participar da discussão nas páginas das duas convocações: a favor dos eventos ou contra os rodeios

Para os protetores, há agressões desde transporte e confinamento até acusações de violência durante as provas ou exibições. É uma versão apoiada por casos de lesões e até mortes de animais em exibições.

Os defensores apontam investimento das grandes companhias em veterinários, alimentação e cuidados com animais, além de tradições culturais do país.