Conjuntura

Lideranças do comércio discutem mercado, mão de obra e mais em Marília

Encontro em Marília discutiu conjuntura do comercio
Encontro em Marília discutiu conjuntura do comercio | Sincomercio Marilia

O Conselho do Comércio Varejista promoveu encontro de lideranças em Marília. Discutiu concorrência, mão de obra, riscos jurídicos e conjuntura econômica.

Paulo Igor, assessor jurídico da Federação, e o analista econômico Jaime Vasconcellos, apresentaram dados de conjuntura, orientação e cuidados na gestão.

Vasconcelos mostrou dados federais com abertura de quase 3 milhões de empresas no Brasil neste ano.

Ivo Dall’Acqua, presidente em exercício da FecomercioSP, com o empresário Pedro Pavão, do Sincomercio Marília

O evento teve como anfitrião o presidente do Sincomercio Marília, Pedro Pavão. E recebeu ainda o presidente da FecomercioSP, Ivo Dall’Acqua Júnior.

Concorrência

“Essas empresas estão sendo abertas em um cenário de digitalização. Uma loja de vestuário de Marília, por exemplo, já não concorre apenas com uma loja da mesma rua. Presente no marketplace, uma loja de qualquer outra cidade também concorrerá com as lojas de Marília”, explicou Vasconcellos.

Outro impacto é a perda de mão de obra. “O aumento de abertura de MEIs retira do mercado de trabalho pessoas que procurariam emprego com carteira assinada, mas optam por buscar o empreendedorismo.”

Risco patrimonial

O analista jurídico Paulo Igor mostrou as diferentes situações em que problemas nas finanças da empresa podem atingir patrimônio dos sócios. O tipo societário definido no momento da abertura já influencia essa situação.

“Caso o MEI, por exemplo, não consiga pagar as dívidas da empresa, como impostos e outras despesas, o patrimônio pessoal desse empresário pode ser utilizado para fazer isso”, alertou.

O encontro teve ainda a presença do coordenador da Câmara Regional Oeste do CCV (e presidente do Sincomercio Adamantina), Sérgio Vanderlei.

Participaram ainda dirigentes do setor em Osvaldo Cruz, Palmital, Assis, Ourinhos, Andradina, Presidente Venceslau, Andradina, Tupã, Lucélia e Presidente Prudente.