Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, que integram a Liga Acadêmica em Saúde Pública Veterinária, participaram de uma ação de controle e prevenção da leishmaniose junto ao Departamento de Zoonoses da cidade de Paraguaçu Paulista. Os futuros médicos veterinários foram responsáveis pela realização de exames clínicos e orientação aos tutores dos cães.
De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Prof. Dr. Fábio Manhoso, a participação da Liga nesta ação reforça os objetivos do grupo. “Os alunos foram convidados a colaborar neste projeto, em que ficaram responsáveis pela vacinação dos animais, controle populacional por meio da castração e coleta de sangue para outros tipos de diagnóstico, tudo o que envolve a questão da saúde pública. Foi muito importante para eles, uma vez que houve toda uma preparação, estudo e treinamento aqui na Universidade para que eles pudessem atender da melhor maneira a população de Paraguaçu, sendo um grande aprendizado e um primeiro passo para outros projetos que estão em construção”, conta.
A Liga Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Unimar tem como foco a saúde pública veterinária, que aborda as doenças que contaminam animais e humanos, ampliando o conhecimento dos acadêmicos por meio de estudos aprofundados, palestras de profissionais atuantes na área e visitas técnicas em empresas e órgãos públicos.
A acadêmica e integrante da Liga, Ana Beatriz Scrocca, destacou como foi enriquecedor participar da ação. “Este é um conteúdo que estudamos bastante em sala de aula e na liga, mas ao participar destas ações, temos a oportunidade de fortalecer nossas habilidades técnicas. Foi uma oportunidade incrível e tiramos grandes conhecimentos, além de melhorar nosso lado social, por ter o contato com os tutores”, destaca.
O acadêmico Caio Ferreira Repik, integrante da Liga, ressalta a importância destas ações para o aprofundamento educacional dos envolvidos. “Acredito que nós, quando temos a oportunidade de realizar atividades práticas, ampliamos nosso conhecimento na medicina veterinária, principalmente quando temos orientação de grandes profissionais, como foi em Paraguaçu, tendo o contato com os profissionais da vigilância sanitária, contribuindo a ampliar nossa visão do que é ser um profissional da medicina veterinária atuante na saúde pública”, diz.