Tem prazo e risco de multa

Liminar manda prefeitura regularizar calotes do Daem na energia

Liminar manda prefeitura regularizar calotes do Daem na energia
Liminar manda prefeitura regularizar calotes do Daem na energia

Uma liminar da Vara da Fazenda Pública em Marília atende a CPFL manda a Prefeitura de Marília regularizar repasses para cobrir calotes do Daem na conta de energia em 2023 e 2024. A cidade tem 15 dias para pagar parcelasatrasadas,

Os calotes representam um custo mensal na faixa de R$ 800 mil por duas confissões de dívidas. É uma série de maus-tratos ao dinheiro público.

Em 2023 e 2024 o Daem arrastou calotes na conta. Confessou a dívida e assumiu pagamentos. Iniciou processo de concessão.

Quando o ex-prefeito Daniel Alonso consolidou a transferência para a Ric Ambiental, tirou da cidade a receita que deveria cobrir a conta. Deixou o rombo.

Em fevereiro deste ano, junto com a intervenção na concessão, a prefeitura suspendeu os pagamentos.

Mas a decisão judicial cita os contratos e as obrigações que a nova gestão assumiu. Reconhece a prefeitura como fiadora e liminar manda regularizar os calotes do Daem na energia.

Serviços essenciais

A decisão judicial lembra que por envolver serviço essencial, a CPFL não pode suspender o fornecimento de energia. Mas critica as condutas de calotes.

“Passados os anos, os problemas relacionados à inadimplência persistem”, destacou o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz. Disse ainda que a situação, no limite, enseja prejuízo à viabilidade econômica do fornecimento de energia, também essencial.

A liminar determina que a prefeitura regularize repasses mensais para que a Amae (Agência Municipal de Água e Esgoto) pague a dívida.

Fixa o prazo de 15 dias e estabelece risco de multa diária caso a administração não cumpra a decisão.