Marília - A campanha de limpeza que desde o início do ano é uma das vitrines de serviços públicos em Marília esbarra na grande quantidade de descarte indevido em pontos de descontrole até no centro, a poucas quadras da prefeitura.
Acúmulo de entulho e mato que geralmente atinge exremos da cidade na periferia, está em ruas como a 7 de Setembro, corredor de clínicas, serviços de gastronomia e outros.
Os pontos de riscos com sujeira estão em outras ruas importantes da região, como a XV de Novembro ou a Presidente Vargas.
Há mato e entulho também na 24 de dezembro. E os problemas incluem cabos soltos em postes, situação de risco comum a diferentes bairros.
Longe de ser problema exclusivo, os pontos de descontrole no centro chamam a atenção por envolver prédios desocupados em áreas valorizadas.
Estão em pontos de concentração de público e o mato toma calçadas em trechos de muita circulação para passar.
Os pontos de descarta aproveitam também terrenos. Em alguns casos, mesmo cercas ou muros não conseguem impedir descartes atirados ou deixados na calçada.
A condição incentiva criadouros do mosquito da dengue, surgimento de outros insetos, escorpiões e até ratos em busca de alimentos.
O problema não merece atenção diferente da periferia, só está mais perto dos principais serviços e autoridades.