Marília

Lins aprova cãoterapia em hospitais após sucesso de ações em Marília

Lins aprova cãoterapia em hospitais após sucesso de ações em Marília

A Câmara de Lins aprovou na noite da segunda-feira projeto de lei que autoriza a entrada de cães em hospitais para visitas a pacientes internados, uma proposta inspirada no sucesso da cãoterapia lançada pelo Hospital das Clínicas de Marília.

A votação levou para a cidade representantes do HC e a cachorra Minnei, a Golden Retriever que atua nas visitas a unidades de Marília. Acompanhada pela tutora, Milena Diniz de Freitas, a cachorra foi um incentivo para a aprovação do projeto.

“Fiquei muito feliz e emocionada em ver essa lei aprovada, em ver o quanto o trabalho voluntário com um ‘cão terapeuta’ é eficiente e que as pessoas estão entendendo o verdadeiro significado da terapia incondicional do amor”, explicou Milena Diniz.

A votação foi acompanhada ainda pela superintendente do HCFAMEMA, Paloma Libanio, pela secretária Municipal da Saúde de Lins, Silvia Cristina Vasconcelos Cardoso, e o adestrador de cães que atuará nos hospitais em Lins, Jhoninha.

“Agregou muito conhecimento e não deixou dúvidas sobre o projeto. Na justificativa que coloquei para implantação dessa ação, dei referências de hospitais e Estados onde já existe essa prática do “cão terapia” (como é o caso do HCFAMEMA). Estamos muito felizes por mais essa conquista para o nosso povo e cidade”, disse o vereador Tutty Pereira, autor do projeto.

O projeto “Cão Terapeuta” começou a ser implantado no HCFAMEMA no início de outubro deste ano em homenagem às crianças e desde então tem sido aplicado com resultados positivos e eficientes tanto para os pacientes quanto acompanhantes e colaboradores da instituição.