Marília

Lista de cientistas mais influentes do mundo tem 36 nomes da Unimar; veja lista

Lista de cientistas mais influentes do mundo tem 36 nomes da Unimar; veja lista

A Universidade de Marília (Unimar) celebra mais uma vez, a inclusão dos docentes, discentes e egressos no prestigiado AD Scientific Index 2024, um ranking internacional que avalia o impacto da produção científica individual dos pesquisadores com base em pontuações e citações no Google Scholar.

Esta conquista, com 36 nomes, destaca a relevância da pesquisa acadêmica promovida na Instituição, refletindo a qualidade do conhecimento transmitido aos acadêmicos da graduação e pós-graduação.

O AD Scientific Index 2024 analisou 23.189 instituições do mundo, sendo 2.064 da América Latina e 578 do Brasil. A Unimar ocupa a 120ª posição entre as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil e a 262ª entre todas as universidades da América Latina.

No ranking mundial, a universidade está classificada na 4.453ª posição entre as 23.189 instituições analisadas.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, o reconhecimento é motivo de imenso orgulho e satisfação.

“Este resultado evidencia o comprometimento e a excelência de nossos professores na geração de conhecimento científico. A notoriedade alcançada no ranking nos incentiva a continuar investindo na qualidade de nossa pesquisa e na formação de nossos alunos”, afirma.

Desenvolvido em 2021 pelos professores Dr. Murat Alper e Dr. Cihan Döğer, o AD Scientific Index utiliza os valores totais e dos últimos seis anos do índice i10, h-index e pontuações de citações no Google Scholar para fazer a métrica.

Avalia quantidade e qualidade das citações de um pesquisador, além do índice que considera o número de publicações com pelo menos dez citações.

Utiliza nove parâmetros para classificação de cientistas nas áreas de Agricultura e Silvicultura, Artes, Design, Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e de Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras.

Os índices fornecem uma visão abrangente da produção científica, considerando diferentes tipos de instituições e áreas do conhecimento.

O docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito e Interdisciplinar em Saúde, o Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias, está entre os cientistas mais citados globalmente. Para ele, esse reconhecimento é fruto de uma vida dedicada à pesquisa, que se renova diariamente por meio do diálogo acadêmico.

“A Unimar promove esse diálogo, seja com meus colegas do PPGD ou do PPGIS, seja nas aulas da graduação e da pós-graduação, onde os alunos me desafiam a me manter sempre atualizado, ou nas reuniões do meu grupo de pesquisa, cujas atividades são diretamente financiadas pela Instituição. O reconhecimento no ranking do AD Scientific é de todos que tornam possível minha atuação como pesquisador”, ressalta o professor.

Outra importante comemoração é o protagonismo feminino. Dos 36 pesquisadores da Unimar, 19 são mulheres, que estão entre as melhores cientistas do mundo atuando nos programas de mestrado e doutorado.

A Profa. Dra. Sandra Maria Barbalho, docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Saúde (PPGIS), em constante destaque no ranking, ressalta que a pesquisa representa a possibilidade de melhorar a abordagem do paciente .

Também possibilita melhorar as terapias na produção de medicamentos cada vez mais eficazes,  modernos e com poucos efeitos adversos.

Ao ser citada como uma das mais influentes na área da saúde estudando sobre doenças metabólicas, inflamatórias e plantas medicinais, Dra, Sandra reconhece a importância deste feito.

“Estas doenças são muito prevalentes no mundo todo e estão relacionadas a números elevados de mortalidade. Além disso, a possibilidade de usar as plantas medicinais como tratamento ou adjuvantes terapêuticos pode reduzir os preços das medicações e possibilitar reduzida taxa de efeitos colaterais. Ter sido citada no índice é uma honra para mim! Isso leva o nome da Unimar a patamares muito altos. E isso é uma alegria sem fim”, comemora.

A área da Arquitetura e Urbanismo da Unimar também é destaque, através das pesquisas publicadas pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Irajá Gouvêa.

Outro destaque do ranking, é a primeira participação de uma discente da Unimar, a Ana Clara Da Silva Ortega. Ela que é egressa do curso de ciências contábeis, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e atual doutoranda, também pelo PPGD, representa a nova geração de pesquisadores da instituição, trazendo reconhecimento e inspirando outros alunos a seguir o caminho da pesquisa acadêmica.

“Fiquei extremamente feliz e honrada ao saber que fui listada no ranking do AD Scientific 2024. Recebi essa notícia com grande entusiasmo e gratidão, através dos professores do PPGD e pela minha orientadora, Profa. Dra. Mariana Santiago. Essa inclusão representa um reconhecimento do meu trabalho e dedicação a pesquisa acadêmica, feita junto a Unimar, além de demonstrar a qualidade do Programa”, comemora.

A presença robusta da Unimar no AD Scientific Index 2024 reafirma a qualidade dos Programas de Pós-graduação e, também, destaca o compromisso da Universidade em promover a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, consolidando seu papel como uma instituição de excelência no cenário científico nacional e internacional.

Conheça os docentes e egressos listados no ranking AD Scientific Index:

– Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) 

Prof Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge

Prof Dr. Caio Saraiva Coneglian

Profa. Dra. Marisa Rossignoli

Profa. Dra. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

– Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) 

Prof Dr. Jefferson Aparecido Dias

Profa. Dra. Mariana Santiago

Prof Dr. Emerson Ademir Borges de Oliveira

Prof Dr. Jonathan Barros Vita

Prof Dr. Bruno Bastos de Oliveira

Profa. Dra. Marisa Rossignoli

Profa. Dra. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer