A causa animal e as organizações sociais de Marília perderam nesta quinta-feira uma das ativistas mais engajadas em Marília. A aposentada Maria Helena Martins, 64, fundadora e presidente da ONG Anima faleceu após uma corajosa e longa luta contra câncer.
Maria Helena é de Marília, em uma família toda da cidade, e estava aposentada após anos de atuação como vendedora de implementos agrícolas.
Em 2008 fundou a ONG com outras ativistas e desde então participa em campanhas pela castração de animais de rua e criação de políticas públicas de resgate, cuidados e encaminhamento dos animais.
Participou em manifestações, resgates, programas de adoção, debates com o poder público e discussão de medidas como a implantação do serviço de castramóvel e a implantação de um código zoosanitário na cidade.
Mesmo durante a luta conta a doença, manteve sua participação em bazares e outras atividades públicas de financiamento dos programas de castração, uma medida para conter a superpopulação de animais errantes e abandonados.
“A gente perde uma perna, perde o chão. Ela era muito mais que uma amiga”, diz a ativista Silmara Garcia, que atuava com Maria Helena na ONG.
“Deixando um imenso legado para os amigos e os amantes ou defensores dos animais. Centenas de animais e pessoas foram beneficiados por sua solidariedade e sua luta não acabará enquanto estivermos por aqui! Estará para sempre em nossos pensamentos e em nossas atitudes”, disse a advogada e ativista Fernanda Costa.
Maria Helena é velada na sala 5 do Velório Municipal e o sepultamento foi marcado para às 15h no Cemitério da Saudade.