O advogado e professor aposentado Ignácio Miguel Tedde Filho faleceu na manhã desta sexta-feira em Marília aos 81 anos. Ele estava internado desde a sexta-feira passada na Santa Casa para investigação de uma hemorragia.
O mal estar foi uma surpresa para a família acostumada a ver o advogado sempre muito ativo. Ignácio Tedde fazia longas caminhadas diárias e praticava natação no Yara Clube. Estava bem e em contato com a família até um sangramento na madrugada que provocou sua ida ao hospital. Não saiu mais.
Nascido em Rincão, Ignácio Tedde chegou a Marília com os pais, Inácio e Bárbara, e sete irmãos no final da década de 40. Formou-se em direito pelo Instituto Toledo, em Bauru, mas em Marília desenvolveu uma carreira de sucesso e referência em sua área.
Foi educador na Unesp e um cidadão participativo, um pensador que acompanhou evolução do judiciário e educação. Navegou com a Internet em manifestações, pensamos e ideias sobre diferentes temas do Direito.
E em meio à carreira de sucesso formou família também atuante. Deixa os filhos Fernando, Carlos (Cal Tedde) e Heloísa, além de netos. Era irmão do empresário e provedor da Santa Casa, Milton Tedde, que falou sobre a perda e “um momento muito difícil”.
“Meu pai tinha um ditado e dizia sempre pra nós: quando você vem ao mundo, tem sua data marcada para voltar. Assim Deus sempre quis”, disse o empresário em mensagem gravada ao neto, o jornalista Gabriel Tedde, responsável pelo portal Marília Notícia e sobrinho-neto de Ignácio.
“Era um homem forte, praticava muito esporte, tinha vida independente, só procurava fazer o bem. Foi um cidadão que cumpriu com, sua obrigação, teve seus filhos, netos, procurou ser e foi até hoje o baluarte da família. Não é fácil”, disse Milton Tedde.
Ignácio Tedde é velado no salão nobre do Velório Municipal e será sepultado às 8h30 deste sábado no cemitério da Saudade.