A professora aposentada Dalva Carrilho Martinez, 84 anos, faleceu no início desta noite no Hospital das Clínicas em Marília em consequência de um mal estar na madrugada desta terça-feira.
Dalva Carrilho Martinez foi professora da rede pública de ensino, especialmente em Vera Cruz, até sua aposentadoria. Era viúva do comerciante e técnico em rádioeletrônica Saturnino Martinez, falecido nos anos 2000 As provas, trabalhos e livros da casa inspiraram os dois filhos do casal, ambos educadores.
O mais velho, o educador, Wagner Carrilho Martinez, trabalhou com educação no Paraná e em São Paulo até seu falecimento precoce, poucos anos depois do pai. O mais novo, o pesquisador e professor da Universidade Federal de São Carlos Vinício Carrilho Martinez, estava em Marília quando a mãe precisou ser atendida. Deixa ainda o neto, Wagner Carrilho Martinez Júnior, policial militar.
E se a aposentadoria tirou a professora da escola não a afastou de muitas atividades em grupos de amigos, familiares, sobrinhos e amigos dos filhos que sempre frequentaram a casa da família na avenida Santo Antonio.
São histórias que vão das rodas de baralho e conversa com familiares, em especial a irmã, a professora da Unesp Maria Carrilho Andreatta, a muitos encontros em torno das pescarias de Saturnino com amigos e os filhos.
A despedida à professora Dalva Carrilho Martinez será feita no velório do Parque das Orquídeas, e o sepultamento está marcado para 16h