Marília

Luto – Cidade se despede de Lucila Costa, fundadora do Amor Exigente

Luto – Cidade se despede de Lucila Costa, fundadora do Amor Exigente

A dentista Lucila Costa, 79 anos, profissional com vasta atuação em ensino e atendimento público em Marília e fundadora do projeto Amor Exigente, faleceu em Marília na noite desta quinta-feira e será sepultada nesta sexta às 17h30.

Nascida em São José do Rio Preto no dia 23 de agosto de 1939, filha de Anésio Costa e Aparecida Sant’Ana Costa, Lucila chegou a Marília no dia 5 de março de 1981 com os três filhos (André, Marcos e Glauco), após separar-se do marido Limírio, falecido em 2008 na cidade de Araçatuba.

Em 9 de janeiro de 1993, Lucila perdeu o filho Marcos em um acidente de moto em São Paulo. Logo depois, ela assistiu a um seminário chamado “Amor Exigente”, com o Padre Haroldo Hans e resolveu criar um projeto similar em Marília para ajudar famílias com dependentes químicos. Na mesma época ajudou a implantar o Comem (Conselho Municipal de Entorpecentes). 

Dentista, foi idealizadora do projeto “Sorria Marília”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde Bucal, um trabalho que rendeu a Marília o prêmio “Brasil Sorridente” da União e Conselho Federal de Odontologia. Também atuou como professora na Unimar (Universidade de Marília). 
Lucila Costa na apresentação do título de Cidadã Mariliense, em 2014

E completou um currículo reconhecido – que deu a ela o título de Cidadã Mariliense em 2014, por iniciativa do vereador Wilson Damasceno – com o Amor Exigente, um projeto de orientação e suporte a pais e famílias de dependentes químicos.

“Foi uma semente muito importante, deixou há três décadas um trabalho que hoje a gente precisa mais que nunca. Foi bastante persistente, perseverante, como todos os dirigentes e voluntários, a gente estuda bastante, faz cursos, foi uma batalhadora”, disse Vera Gelás, que também dirigiu o projeto.

Lucila Costa é velada na sala 5 do Velório Municipal. Sepultamento às 17h30 no Cemitério da Saudade.