Marília

Luto – Marília perde Braz Alécio, artista, poeta e professor

Luto – Marília perde Braz Alécio, artista, poeta e professor

Marília perdeu nesta quarta-feira aquele que é provavelmente o maior nome da cidade em artes plásticas, um pintor que foi pioneiro, professor e apaixonado pela cidade. Braz Alécio, que há anos enfrentava complicações do Mal de Alzheimer, faleceu.

Nascido em Marília dia 20 de Junho de 1929, dois meses depois de a cidade ser emancipada, Braz Alécio tem sua vida ligada à do município em diversos momentos.

O artista teve infância simples, mas com a arte sempre presente desde a escola, onde desenhava. E foi por causa dos seus desenhos que ele ganhou uma bolsa e aos 17 anos mudou-se para São Paulo para estudar no museu de artes plásticas.

Casou-se em 1953 com Dona Olinda e tem dois filhos, Adilson e Ruth. Durante o período que ficou fora de Marília, o artista teve contato com grandes exposições e teve aulas com Candido Portinari entre outros artistas renomados. Também se dedicou à atividade de arte-educador.

A vasta produção e a participação em exposições por mais de 150 cidades ajudou a divulgar o nome de Marília e a produção cultural, além de influenciar artistas em diferentes gerações.

O pintor parou de ministrar aulas em 2005, aos 76 anos, mas seguiu vivendo da sua arte em comercializações especiais em diferentes espaços.

Em 2015 uma exposição com 24 obras promoveu o reencontro do artista com público da cidade e envolveu ainda uma ação social: uma tela doada para leilão pelo grupo de voluntários Amigos do Bar.

O velório do artista será feito na sala 7 do Velório Municipal e o sepultamento foi marcado para esta quinta, dia 17, em horário a ser confirmado.