Faleceu em Marília neste domingo o engenheiro agrônomo e professor universitário Djalma Pires da Silva, 79 anos, que ficou conhecido em toda a região pela atuação na Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da secretaria da Agricultura, Unimar, Faef e outras instituições.
Casado com Edna, pai de três filhos, Djalma Pires era também referência para amigos por sua atuação junto a Loja Maçônica Brasil II na cidade.
Natural de Minas Gerais, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, era especializado em extensão rural e didática, entre diversos cursos de aperfeiçoamento profissional.
Foi diretor do Escritório Desenvolvimento Rural de Marília e encarregado pela Casa da Agricultura em cidades da região, como Bernardino de Campos e Maracaí. Instrutor do programa estadual de microbacias, que desenvolveu atividades em toda região para contenção de erosões e assoreamento de rios.
Também foi monitor em cursos para trabalhadores e produtores rurais, atendendo demanda de sindicatos rurais do Estado de São Paulo. Recebeu título de profissional do ano na área em 1986. Atuou na Cati até 2003, quando passou a dedicar-se ao trabalho como professor.
Espírita, envolveu-se em diferentes ações de impacto social na cidade. Atuou ainda no exterior em projetos de orientação para plantio de soja na África.
O velório de Djalma Pires acontece na sede da Loja Maçônica Brasil II, na rua Mauá, 39, e o sepultamento foi marcado para 17h no Parque das Orquídeas.