Faleceu nesta sexta-feira em Marília o cirurgião e professor Gilberto Pastori, 88 anos, influência para diversas gerações de profissionais na área. A causa da morte não foi divulgada. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Nova Colúmbia em setembro de 1933, filho do casal Miquelângelo e Vanda Pastori, Gilberto Pastori graduou-se em medicina em 1958 pela Faculdade de ciências Médicas do Rio de Janeiro.
Fez Residência Médica e Especialização em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Acompanhou praticamente todo o desenvolvimento da Famema (Faculdade de Medicina de Marília).
Foi vice-diretor geral entre 1967 e 1973, na gestão do diretor Nelson Casadei, e passou pela instituição em diversas oportunidades. Atuou como Assistente de Ensino da disciplina de Cirurgia Geral e do Trauma até dezembro de 2018.
Foi também um nome reconhecido nos esportes e diretor do MAC (Marília Atlético Clube) onde atuou com alguns dos principais atletas da história do clube. Recebeu da Câmara o título de Cidadão Mariliense em 2003.
O falecimento provoca mensagens de pesar de instituições, como a própria faculdade, médicos, ex-alunos, enfermeiros e pacientes atendidos pelo cirurgião.
“Descanse em paz professor. Obrigado por nos manter vivos no sacerdócio da Medicina”, disse o médico Rodrigo Raful.
“Foi meu médico clínico e me fez duas cirurgias. Jamais será esquecido, um grande profissional e no trato com os pacientes sempre sorrindo e nunca de mau humor. Com certeza sua alma está brilhando perto de Deus”, publicou Celina Mas Rosa.
“Jamais esquecerei seus ensinamentos suas histórias que Deus o receba. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse a enfermeira Andreza Mangerona.
“Que cirurgião, que coração enorme. Não tinha tempo ruim, nem cirurgia que ele recusasse. Ficam a saudade, as lembranças, e o mais importante, o conhecimento passado e o exemplo. Boa viagem mestre. Até algum dia”, postou o médico Ricardo Paoliello
Gilberto Pastori será sepultado às 15h no Cemitério da Saudade. Haverá ato em despedida na capela do cemitério a partir de 14h30.