Severina Maria Duarte do Nascimento, 82, mãe do vereador, ex-presidente da Câmara de Marília e ex-secretário municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Duarte Nascimento (PSDB), faleceu neste sábado por complicações da Covid-19.
Nascida em Uiraúna, na região de Sousa, a 475 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba, chegou a Marília em 1980 com o marido, José Raimundo do Nascimento (in memoriam) e seus filhos, Eduardo, Lúcia, Neide, Luzineide, Nilton, Nete, Rosa e Luciano.
Na noite de 15 de março, começou a apresentar os sintomas de covid-19. Conduzida até o Pronto-atendimento (PA) da zona Sul, precisou ser internada no Hospital Beneficente Unimar (HBU) no dia seguinte, 16 de março.
Desde então, travou luta contra o coronavírus. No terceiro dia de sua internação, em 19 de março, dona Severina apresentou complicações e deu entrada na UTI (unidade de terapia intensiva) do HBU. Seu quadro se agravou nas últimas horas e ela não resistiu à covid-19, vindo a óbito na manhã deste sábado, perto das 10h20.
Eduardo Nascimento se despediu da mãe ressaltando que dona Severina sempre foi e continuará sendo a referência para todos da família Duarte Nascimento.
“Minha mãe era o Norte de todos nós, um exemplo de mulher brasileira, de garra e coragem, de mãe amorosa e presente. Muito estimada aqui no Nova Marília. Era generosa e sempre estava disposta a ajudar ao próximo. Posso dizer que ela foi a minha referência para entrar na vida pública”, ressaltou.
A morte provocou manifestações de pesar da presidência da Câmara e diversas autoridades e amigos da família. O sepultamento de dona Severina está previsto para a tarde deste sábado, dia 27, no cemitério Parque das Orquídeas, na zona Oeste. Não haverá velório, apenas cerimônia de despedida para os familiares mais próximos.