Marília perdeu nesta segunda-feira a pioneira Nilza Regina Ribeiro Maldonado, 86 anos, empreendedora e filantropa que deixa um legado de força, determinação e cuidado com a família e amigos.
Construiu ao lado do marido, o advogado e pecuarista Jayme Copede Maldonado – falecido em 2013 -, uma história de trabalho e conquistas em meio a desafios. Deixa quatro filhas, netos e bisnetos.
Já vinha de família que marcaria a história da cidade, filha de Simão de Andrade Ribeiro e Ophelia.
Nilza e o marido, Jayme Copede Maldonado, falecido em 2013
Casou-se com Jayme na década de 50, quando ele já atuava com a família em agropecuária, e juntos criaram as filhas – Gisele Ribeiro Maldonado de Azevedo, Simone Ribeiro Maldonado, Denise Ribeiro Maldonado e Jacqueline Ribeiro Maldonado Foresto –.
Nilza cuidou da família enquanto participou da evolução do marido como pecuarista, dirigente na Sociedade Agropecuária de Marília e da Cooperativa de Cafeicultores entre outras iniciativas.
Nilza Ribeiro Maldonado (penúltima à direita) com a filha Gisele em atividade na Associação Maternidade Gota de Leite
Atuou em atendimento social em diferentes instituições, especialmente como dirigente na Associação Feminina Maternidade Gota de Leite.
Após o falecimento de Jayme, assumiu com as filhas o comando de empreendimentos em pecuária, produção agrícola e imobiliários.
Também acompanhou as filhas, netos e bisnetos em conquistas, atividades profissionais, ações sociais e comunitárias, além de eventos de arte e cultura.
A despedida foi programada para sala 4 do Velório Municipal e o sepultamento às 17h.