Serviços públicos de fiscalização, sa´pude e gestão, voluntários e entidades de atendimento social em Marília promoveram nesta sexta-feira uma ação de “multa moral” na Avenida Sampaio Vidal, no centro da cidade, para difundir o respeito às regras de trânsito e vagas preferenciuais.
A atividade integra a o Movimento Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”. Atingiu os dois sentidos de trânsito na avenida no trecho entre as ruas Dom Pedro e Maranhão, com o objetivo de incentivar a conscientização da população sobre as vagas preferenciais de estacionamento.
Cadeiras de rodas foram colocadas em vagas rotativas de veículos, ocupando vagas que poderia ser usadas por motoristas em geral, com o intuito de ilustrar a imprudência dos motoristas que ocupam as áreas preferenciais destinadas a pessoas com mobilidade reduzida e a idosos, com os cartazes “Volto Já” e “Só um Minutinho”.
O evento conta com o apoio de vários parceiros, como Secretaria Municipal da Cultura, Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Marília, AADEF (Associação de Apoio ao Deficiente Físico) de Marília, Polícia Militar, Empresa de Ônibus Grande Marília, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Femsa/Coca-Cola, Complexo Famema, KNN Idiomas e Escola Marte.
O presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, disse que a Multa Moral é uma ação que vem sendo realizada em todos os anos e traz uma conscientização bem positiva. “O principal objetivo mesmo é conscientizar os motoristas que estas vagas, sejam de idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida, não podem ser utilizadas para outros fins. Elas têm que estar à disposição dos idosos e das pessoas com mobilidade reduzida o tempo todo. Não existe esse negócio que é só um minutinho. Essas vagas reservadas têm que ser respeitada por todos.”
MAIO AMARELO
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. E o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
PROGRAMAÇÃO
Após a abertura oficial do Maio Amarelo, segunda-feira (2), na Emei Monteiro Lobato; e a Ação de Multa Moral nesta sexta (6) na Avenida Sampaio Vidal, várias outras ações estão previstas durante o mês. Confira:
Dias 10 e 11 – Escola Olímpio Cruz das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Dia 11- Escola Olímpio Cruz das 8h às 11h e das 13h às 17h e Panfletagem no Complexo de Trânsito.
Dia 13 – Panfletagem
Dia 18 – Escola Sementinha, das 8h às 12h.
Dias 19, 20 e 21 – Shopping Marília, das 13h às 17h, Cidade Mirim de Trânsito.
Dia 20 – Blitz Educativa com a Polícia Militar às 15h.
Dia 24 – Ação no Terminal Rodoviário Urbano das 8h às 12h.
Dia 28 – Encerramento na Praça da Emdurb às 8h.