Marília

Mais público; recorde em ação social – Festival Gastronômico de Marília tem maior edição em nove anos

Mais público; recorde em ação social – Festival Gastronômico de Marília tem maior edição em nove anos

A apresentação dos resultados do Festival Gastronômico de Marília mostrou nesta quarta-feira a maior edição em público, vendas e repasse social em nove anos de atividades, além de consumidores de quase 80 cidades nos 18 restaurantes envolvidos.

Foram 5.127 pratos em 45 dias de evento com repasse de R$ 30 mil para o Gacch (Grupo de Apoio a Criança com Câncer e Hemopatias) e à Amar (Associação Mariliense de Apoio ao Renal Crônico).

O evento mostrou ainda as dez frases ganhadoras do concurso cultural, em premiação que vai de diárias no Terra Park Resort a pratos com símbolo do evento e dos restaurantes participantes.

“É uma sensação de dever cumprido, de que estamos ajudando o desenvolvimento da cidade, estamos envolvendo e colaborando com as empresas, que são as protagonistas, estamos atendendo público, atraindo consumo da região e ainda contribuindo com as entidades”, explicou Sinval Gruppo, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.

Marcelo Diniz, vice-presidente na entidade, destacou o crescimento em número de restaurantes e apontou tendência de consumidores que foram a diferentes restaurantes para conhecer as várias receitas. 

O Sindicato é um dos organizadores ao lado do Marília e Região Convention & Vistors Bureau. Tem apoio de marcas como a Life, Comasa, Terra Park, Stella Artois e Necta.

Maria Angelica Bonilha, diretora do Gacch, representou a entidade, agradeceu a escolha e o repasse. “Vocês não imaginam como vai ajudar. Temos necessidade de algumas obras, o valor vai permitir todo o projeto e alguma sobra. São mais de 130 crianças e suas famílias em atendimento e isso significa muito para nós.”

A Amar foi representada por grupo de dirigentes voluntárias que lembraram o atendimento desde 1982 e a passagem de milhares de pessoas pelos serviços de apoio a pacientes em atendimento renal na Santa Casa, com alimentação, remédios, abrigo, descanso, cestas básicas e mais.

A arquiteta Mariana Carvalho Dias venceu o concurso com a frase “O melhor de Marília é ser símbolo de ‘casa’, e ser refúgio em tempos difíceis, é ser para onde sempre quero voltar para estar com aqueles que amo. Marília é memória e história.”

A premiação teve ainda surpresas como a premiação de Adriana de Souza Pereira, que mudou de Uberlândia para Marília há três anos e no passado ganhou o primeiro prêmio na viagem ao Resort. “Fomos muito bem recebidos e foi uma experiência maravilhosa.”

A maior parte dos ganhadores acompanhou o anúncio e entrega dos prêmios com representantes dos restaurantes. Representantes das duas entidades beneficiadas também estiveram no evento no Ibis Hotel, na avenida das Esmeraldas.

“Por causa da pandemia ficamos dois anos sem o festival. Ano passado retomamos, ainda com algum receio, mas muita confiança para este ano e não deu outra. Agora é começar a trabalhar para a décima edição, que será histórica”, explicou o coordenador do evento Gilberto Rossi Júnior.

Uma das previsões é que o próximo seja maior também em participação de restaurantes. O festival recebeu algumas consultas de interessados neste ano que acabaram neste prazo para inclusão. Gilberto destacou ainda o impacto ligado ao turismo.

“Foram pessoas de 79 cidades. A gente sabe que muitas pessoas não vêm pelo festival, embora o consumo de cidades vizinhas cresça todos os anos. Mas são pessoas que estão na cidade a negócios ou outro motivo e ganham uma atração a mais”, explica. Pelo menos 18 cidades ficam em outros estados.

O festival estuda também a integração a outros eventos. Um deles pode ser o Festival de Cinema, resgatado neste ano, como forma de agregar movimento e impacto turístico ao projeto.

O evento registrou ainda recordes em dados de visibilidade e acesso à página oficial no Instagram. O novo público já vai ser avisado de mais ações, como Festival Café de Hotel, que deve ter nova edição, e um lançamento a ser divulgado.

O final do evento teve ainda surpresa para a oganização. O vereador Marcos Rezende entregou ao coordenador, Gilberto Rossi, um voto de congratulações aprovado por unanimidade na Câmara por sua indicação a um prêmio nacional de turismo.