Marília

Maiza Komatsu terá homenagem em sessão solene na Câmara de Marília

Maiza Komatsu terá homenagem em sessão solene na Câmara de Marília

A Câmara de Marília faz na noite de sexta-feira, dia 5, uma sessão solene para outorga do título de Cidadã Mariliense a Maiza Ayako Manna Komatsu por sua história de preservação da cultura e tradições japonesas e integração à comunidade na cidade.

Natural de Lucélia, Maiza tem 85 anos, e desde 1971 dedica-se ao estudo da arte Ikebana, tradição japonesa de arranjos florais que se tornou celebração de respeito à natureza.

Filha de Kazuo e Takano Nakayama, imigrantes de Okayama-Ne, Maiza cresceu na zona rural admirando a dedicação da mãe à produção de arranjos. Em 1971 teve contato com a Escola Ikenobo e a professora Rosa Kodama em Marília. Tornou-se aprendiz e apaixonada pela arte.

Esteve em workshops com mestres de Kyoto, exposições no Brasil e no exterior e manteve desenvolvimento das técnicas até 1988, quando começou a lecionar com supervisão de Emília Tanaka, filha de Rosa Kodama.

Viúva do oficial de farmácia Ricardo Rintaro Komatsu, Maiza é mãe de Ricardo Shoiti Komatsu, médico e professor na Famema, e Sérgio Hissao Komatsu, farmacêutico.

A entrega do título é uma iniciativa do vereador Elio Ajeka e a sessão solene será aberta à comunidade e realizada a partir de 20h na Câmara.