Marília

Márcio Serva recebe Colar da Alesp, agradece e prevê mais trabalho em saúde, educação e saneamento

Fernanda e Márcia Serva, o deputado Vinícius Camarinha, Marcio Mesquita Serva com a espossa, Regina, e o deputado Thiago Auriccio – Divulgação
Fernanda e Márcia Serva, o deputado Vinícius Camarinha, Marcio Mesquita Serva com a espossa, Regina, e o deputado Thiago Auriccio – Divulgação

Em uma noite de emoção, agradecimentos e reconhecimento, o reitor da Unimar (Universidade de Marília), Márcio Mesquita Serva, 82 anos, recebeu nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo o colar do Mérito Legislativo, a maior homenagem oferecida pela instituição.

O colar reconhece a atuação de pessoas físicas ou jurídicas que contribuíram com o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado. A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB), que cumpre seu quinto mandato e destacou o trabalho do reitor pela Educação e Saúde.

Márcio Serva anunciou que quer mais e estuda investimentos, pesquisa e projetos em saneamento público. A solenidade teve presença de autoridades do Estado, região, dirigentes de órgãos públicos e privados, colaboradores, ex-alunos – alguns mais famosos, como o ex-ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite – e familiares do reitor.

A esposa e vice-reitora da Unimar, Regina Lucia Losasso Serva, e as filhas, Márcio Mesquita Serva Reis e Fernanda Mesquita Serva – estiveram na mesa principal ao lado do reitor, O deputado Thiago Auricchio (PL completou a mesa.

“Nunca fui político. Comecei minha vida bastante humilde, mas com a intenção de trabalhar e ir até o final da vida trabalhando. Espero continuar trabalhando na Saúde, educação e pensando em saneamento. Acho que o mundo inteiro está carente disso e principalmente nosso país.”

Agradeceu de forma emocionada ao deputado Vinícius Camarinha e à família. Às filhas, deixou um recado: “Vocês são exemplos, fazem a continuação de um trabalho árduo. É uma guerra.”

Ao público mandou uma mensagem especial de união. “Agradeço por todos aqui, quero conhecer melhor, conviver, integrar. Só assim vamos ter uma vida, um país, um mundo melhor, é com trabalho um com o outro”

Vinícius Camarinha lembrou a importância da homenagem e disse que indicou o nome do reitor por conhecer a história pessoal de Márcio e da família, “que se misturam com a história de Marília”.

“Eu vi desde criança e se Marília é o que é hoje devemos a muita gente, mas em especial à família Serva. Na década de 70 era muito difícil cidades terem faculdades e Marília se tornar um polo regional de educação, passou a polo estadual e no final da década de 90 já era referência nacional em educação.”

Citou depois os investimentos em saúde, a instalação do hospital em momento de dificuldades financeiras e em meio à luta por recursos anunciou novas torres e um hospital oncológico, já entregue.

“Não bastasse isso, começou um trabalho social para retribuir. Começou com sopão que foi um sucesso, serviços de atendimento em odontologia e mais recentemente foi fazer um hospital.”

Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Pós-Graduação e de Ação Comunitária, fez pronunciamento em nome da família e disse que o reitor é uma inspiração diária.

Lembrou um fato diferenciado e recente, quando Márcio Serva recebeu planilhas de gestão e custos durante a pandemia e o reitor deixou uma determinação.

“Ele disse: quem esteve comigo até agora fica. Eu não mando nenhum embora em tempo de pandemia, não vou reduzir salários. E foi assim, com lições que são passadas pra mim, pra Márcia, pro Júlio, meu sobrinho.”

Márcia Mesquita Serva Reis, que atua como superintendente da do Hospital Unimar disse que as lições inspiram e mudam vidas.

“Por ele eu aprendi que fazer o bem faz bem. Assim que ele vem fazendo há 65 anos à fernte dda Univertsidade. E há 23 anos como a cabeça do Hospital Beneficente Unimar, que atende milhares de pessoas.”

Thiago Auricchio, deputado mais nove na Assembleia, que tem base em São Caetano do Sul, disse ter exemplos de como universidades mudam cidades.

“E não tenho dúvidas de que a universidade de Marília ajudou o desenvolvimento de Marília, pela região. Parabenizo sua família e seu trabalho, tudo o que foi feito durante a pandemia. Uma vida dedicada à saúde e educação.” Assista ao vídeo da transmissão feita pela Alesp.