Marília

Marilan faz 60 anos com nova geração e busca novo espaço de produção

Marilan faz 60 anos com nova geração e busca novo espaço de produção

A marca de biscoitos mais consumida no país desde 2016. Uma das 50 marcas mais lembradas por consumidores em todo o país. Uma indústria que prepara a terceira geração da família para envolvimento nos negócios. É assim que a Marilan Alimentos, de Marília, comemora seus 60 anos de atividade. E não é só isso.

A indústria, que tem aproximadamente 3.000 empregados, prepara novo espaço: o prédio ao lado da rodovia do Contorno já não tem mais espaço para novas linhas de produção. A empresa já teria até adquirido imóvel próximo à fábrica para futuras instalações. 

A Marilan produz em torno de 1 milhão e 200 mil pacotes ou 80 milhões de unidades de biscoitos diárias. A fábrica funciona 24h por dia, sete dias por semana. Além do mercado nacional, exporta para 50 países.

O comando da empresa está na segunda geração da família Garla, os filhos do casal Maximiliano e Iracema Garla, que fundaram a empresa em 1957. José Rubis Garla, o segundo de três filhos, é o atual presidente do Conselho de Administração.

Mas a administração e a rotina da fábrica, distribuição e vendas é profissionalizada. Herdeiros que queiram participar precisam mostrar vontade e capacitação. Competem com grandes nomes do mercado. Mas essa participação é estimulada e organizada com um processo de planejamento.

“Uma das coisas que valorizamos muito é a questão da família. Somos quase 40. Meu pai não está aí mas sua luz esta a todo instante”, disse José Rubis em encontro com empresários e profissionais de diferentes áreas na semana passada.

Segundo ele, este é o momento de transferir para a terceira geração e a quarta já está chegando. “Temos projetos familiares, trabalho de preparação para o futuro.”

O encontro aconteceu poucos dias antes do aniversário da companhia, celebrado no dia 31 de março, que envolveu um encontro da família para renovar os compromissos com o futuro da empresa e apresentar o planejamento à quarta geração, que já chega aos 20 anos de idade.