Marília é terra de pessoas batalhadoras, terra de grandes indústrias, terra da prosperidade e, acima de tudo, terra da Unimar! A cidade, que completa 92 anos de emancipação política, há mais de seis décadas acolhe acadêmicos que buscam a formação de qualidade nas áreas de saúde, exatas, humanas e agrárias.
A Universidade de Marília atua como geradora de conhecimento desde o 28º aniversário da cidade e, ao longo deste período, além de transformar a vida dos mais de 120 mil egressos que por aqui passaram, contribuiu com o desenvolvimento da cidade e região, sendo pioneira na oferta de cursos que atenderam as necessidades dos mais variados setores.
Os 20 cursos de graduação, atualmente ofertados pela Unimar, seguem contribuindo com o progresso de Marília, já que uma das missões é promover soluções para problemáticas de todos os setores, por meio das pesquisas científicas e a prestação de serviço em diversificados programas que prestam auxílio para a população, realizados em parceria com o Poder Público.
Destaque em todo o país, os cursos da área da saúde, desde o início da pandemia, tornaram-se, ainda mais, essenciais para a cidade porque acadêmicos e docentes estão unidos aos profissionais, atuando no Hospital Beneficente Unimar (HBU), que é referência para o tratamento de Covid-19 da cidade e região, além dos atendimentos prestados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que atendem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Márcia Mesquita Serva Reis, superintende do HBU; Márcio Mesquita Serva, reitor da Unimar; Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Ação Comunitária, e Regina Losasso Mesquita Serva, pró-reitora da Unimar
Segundo o reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, toda a população mariliense necessita da contribuição da Unimar em todas as áreas, e neste momento de pandemia, ainda mais na saúde.
“Estamos trabalhando juntos, alunos e professores, em função da saúde e lutando para ajudar, principalmente, os mais carentes que precisam do SUS. Marília, atualmente, mesmo sofrendo seriamente com a pandemia, é um exemplo em relação ao tratamento no universo nacional”, destaca o Reitor.
Os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem, além de contribuir com a cidade nestes pontos de atuação, também estão colaborando com a imunização dos marilienses na Campanha de Imunização contra a Covid-19, atuando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.
Os futuros profissionais estão fazendo parte da história e obtendo experiência, auxiliando no acolhimento dos idosos e seus familiares.
Com autorização de portarias do governo estadual e federal, a Universidade de Marília retornou, seguindo os rígidos protocolos sanitários, com atendimento dos pacientes que necessitam também de acompanhamento nas Clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia, após serem encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
O Projeto Amor de Criança, criado em 2013 pela Universidade de Marília em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), é responsável pelo atendimento multidisciplinar de 290 pacientes com paralisia cerebral, entre crianças e adolescentes, em que a grande maioria está em situação de vulnerabilidade social. A equipe, além do acompanhamento clínico, auxilia às famílias com cestas básicas, fraldas, exames, doações de cadeiras, órteses, medicamentos e dietas especiais.
Os cursos de graduação das áreas de exatas, humanas e agrárias possuem metodologias de ensino que priorizam a integração com as indústrias, comércio e o terceiro setor, beneficiando o processo de aprendizagem e, também, a população.
O pioneirismo da Unimar e a sua importância no setor do agronegócio, por exemplo, fizeram com que o Reitor, Dr. Márcio Mesquita Serva, fosse agraciado com o título de Comendador pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, representando Marília e a força do agronegócio de nossa região.
A parceria dos cursos de Administração e Ciências Contábeis com a Receita Federal do Brasil, possibilita o atendimento contábil e fiscal gratuito das pessoas, físicas e jurídicas (MEI), e é mais um benefício que a Universidade proporciona aos marilienses, assim como a atuação dos acadêmicos do curso de Direito no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), órgão do Tribunal de Justiça (TJ) instalado no campus da Universidade, que tem como objetivo realizar a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania, através de conciliadores e mediadores que incentivam a resolução através do diálogo para uma solução justa e sem a propositura de uma ação judicial.
A Universidade de Marília seguirá com a missão de contribuir com o desenvolvimento da cidade e de toda a região, porque “Juntos Somos Mais Fortes”!
“Parabéns, querida Marília! Terra da Unimar! Berço da nossa comunidade acadêmica! Meu desejo é que, para estes 92 anos de Marília, a gente possa, ainda mais, unir as forças dos empresários, dos políticos e de todo o cidadão de bem para que a gente, a partir deste momento pandêmico, possa reconstruir e tornar a nossa cidade ainda mais bela. Viva Marília, nossa querida cidade!”, finaliza o reitor.