A Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marilia comemora 40 anos de atividade em 2023 com legado de resgate do patrimônio histórico, cultural e memória do município em diversas ações.
É responsável entre outras medidas por um importante trabalho de digitalização de documentos, fotografias, vídeos e outros objetos representativos da história da cidade.
Surgiu com proproposta de formar grupo voluntário dedicado ao trabalho de pesquisa, registro, cadastro e organização de informações históricas, que se transformou também na divulgação e até promoção de eventos. Foi formada em ato do presidente da Câmara no biênio 1983/1984, Aldo Pedro Conelian, em 1983.
A composição inicial previa um vereador, presidente da comissão, e mais seis membros representativos de entidades culturais e de classe. A função do parlamentar se manteve, mas a comissão agregou mais colaboradores.
A primeira formação teve como presidente o vereador Armando Raineri e como integrantes o cartorário e referência em história da cidade Paulo Corrêa de Lara, além de Rubens Pedrosa, Anselmo Scarano, Roberto Caetano Cimino, Nelson Fernandes e Toshitomo Egashira. O fotógrafo Sebastião Carvalho Leme foi nomeado coordenador e produtor.
O acervo atual inclui aproximadamente 12 mil imagens, grande parte delas apresentada em exposições e mostras. A comissão apoio publicação de livros com relatos sobre a cidade escritos por Paulo Correa de Lara e pela professora Rosalina Tanuri, que também assinou por muito tempo a coluna raízes no Diário de Marilia.
A comissão promove anualmente a Noite dos Pioneiros que sempre procura valorizar talentos artísticos que através de diversas linguagens. Atuou ainda em projetos de resgate histórico, como reconhecimento aos fundadores do patrimônio Alto Cafezal, precursor da cidade de Marília, que ganharam busto e da placa de bronze na Avenida Sampaio Vidal.
A composição atual tem o vereador Elio Ajeka como presidente e como integrantes os servidores da Câmara Carla Farinazzi e Eduardo Leme, além de Ivan Evangelista, Jose Luiz de Oliveira Liryo, Lourdes Marcelino Machado, Luiz Arnaldo cunha de Azevedo, Maria Cristina de Resende Paoliello, Myriam Castilho, Oswaldo Passos de Andrade Filho, Paulo César Colombera, Shirley Guarezzi, Wilson Novaes Matos e Wilza Aurora Matos Teixeira. A professora Rosalina Tanuri Zaninotto segue vinculada à comissão como integrante honorária.