Marília

Marília abre seleção de empresas para incubadora

Incubadora de empresas de Marília – Divulgação
Incubadora de empresas de Marília – Divulgação

O Centro Incubador de Empresas de Marília “Miguel Silva” (CIEM) e a Prefeitura Municipal de Marília lançam nesta quinta-feira (23/06) edital para seleção de empresas novas empresas a serem incubadas com suporte para formação e desenvolvimento do negócio.

Serão selecionados projetos de empresas que envolvam ou desenvolvimento de produtos, serviços ou processos de base tecnológica. Os projetos, que devem ser apresentados em modelos de negócio completos, devem ser intensivos em conhecimento, baseados em pesquisa ou desenvolvimento, ou com alto potencial de inovação.

As novas empresas precisam contribuir com soluções tecnológicas para atender as demandas do mercado ou criar novos mercados e contribuir para o desenvolvimento e competitividade regional.

As propostas deverão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo, e poderão ter como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos ou serviços, por uma empresa já existente ou a ser constituída.

Não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída quando da apresentação da proposta. Entretanto, a empresa deverá estar formal e legalmente constituída quando iniciar suas atividades comerciais. Não serão aceitas propostas de empreendimentos de base exclusivamente industrial e comercial. 

O Centro foi recentemente credenciado ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo, a incubadora de Marília ampliou os serviços de apoio ao empreendedorismo e inovação com a oferta de espaços para pré-incubação e pós-incubação.


“Na pré-incubação, futuros empreendedores com ideias inovadoras encontram um ambiente propício para o desenvolvimento do produto e a consolidação da empresa. Na pós-incubação, empresas que já se graduaram no Ciem e querem continuar instalados em um ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação, encontram espaço para expandir ainda mais seus negócios”, explicou o prof. dr. Elvis Fusco, coordenador do CIEM. 

O edital pode ser acessado pelo site – CLIQUE AQUI . As propostas deverão ser apresentadas nos moldes do modelo de “Plano de Negócios” do CIEM, e serão analisadas pelo Comitê Gestor da Incubadora com base em roteiro que poderá ser retirado na Secretaria do CIEM, na Av. Hygino Muzzi Filho nº 529, Marília-SP, em horário comercial, ou solicitado pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 2105-0834.

HISTÓRIA

O CIEM atua desde 2000 no fomento e apoio ao empreendedorismo e à inovação e está situado no campus do Univem. É gerido pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha com apoio da Prefeitura de Marília e Sebrae.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, Cássio Luiz Pinto Júnior, lembra que grandes empresas que nasceram com apoio e o incentivo do CIEM atuam como líderes no mercado nacional em segmentos como comércio eletrônico, meios de pagamento eletrônico, serviço de proteção ao crédito, softwares de gestão e outros serviços de alta tecnologia e muitas delas foram adquiridas por fundos de investimento internacionais. 

“Toda a estrutura do CIEM é baseada na concepção do sistema de incubação, ou seja, atende micro e pequenas empresas de base tecnológica objetivando fomentar e fortalecer a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento social desses empreendimentos”, disse o prof. dr. Fábio Dacêncio Pereira, gestor do CIEM  

O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, disse que a expansão da Incubadora de Marília visa estimular ainda mais o empreendedorismo e a inovação na região de Marília com vistas ao credenciamento do Parque Tecnológico. 

O prefeito de Marília, Vinícius Almeida Camarinha, destacando a visão estratégica do município em estimular os ambientes de inovação, ressalta que “ações recentes como a aprovação da lei que beneficia todas as empresas do ramo da Tecnologia da Informação do município com a redução do ISS, a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), a criação do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e o projeto de implantação do Parque Tecnológico de Marília, somam-se ao apoio da Prefeitura à Incubadora, como atos que posicionam a cidade como referência no empreendedorismo inovador no interior de São Paulo”.