Marília - A Prefeitura de Marília assinou na quinta-feira termo de compromisso e adere a aplicativo em suporte para ações de combate à epidemia de dengue.
O compromisso marca participação a uma nova estratégia da Secretaria Estadual da Saúde. A cidade, com pouco mais de 2.000 casos, tem quatro óbitos por dengue e dois em investigação.
Usa recursos do Clic, aplicativo que surgiu em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. E que ganhou ferramentas para acompanhar explosão dos casos de Dengue no Brasil.
Tem foco na utilização por agentes de endemias e substitui antigas planilhas de papel no apoio ao controle e acompanhamento da visitação domiciliar.
Oferece ainda o CLIC – Dashboard é uma ferramenta criada para auxiliar a tomada de decisão dos gestores para um combate mais eficaz de vetores de doenças infecciosas.
Esta versão é integrada a diversas fontes de dados. Gera mapas e gráficos que apresentam aos gestores as tendências e zonas de potencial perigo.
A assinatura aconteceu em São Paulo com a presença do prefeito, Vinicius Camarinha, e da secretária da Saúde, Paloma Libanio. A secretária de Estado da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, representou o estado.
O aplicativo permite envolver a comunidade no monitoramento e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O The Human Project (THP) é uma organização nacional para Tecnologias Sociais de combate à pobreza e desenvolvimento humano.
Em 2010, o THP estabeleceu sede em Santa Luzia do Itanhy (SE). Desde então, implantou e aperfeiçoou projetos de Tecnologias Sociais que beneficiam 60.000 pessoas em 62 cidades.
Mais informações no site da organização: https://www.thehumanproject.org.br/sobre.