Marília

Marília apresenta pesquisa de computação em evento internacional

O aluno Valdir Amâncio Pereira Junior, do Univem, durante o Worldcist – Divulgação
O aluno Valdir Amâncio Pereira Junior, do Univem, durante o Worldcist – Divulgação

Alunos e professores dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marilia) participaram em Recife depublicação e apresentação de trabalhos de projetos de pesquisa no WorldCist (World Conference on Information Systems and Technologies) um evento internacional que pela primeira vez acontece no Brasil.

O encontro congrega os mais recentes avanços nas áreas de Computação e Sistemas de Informação, mais especificamente no desenvolvimento de tecnologias de gestão da informação e desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão. 

Os alunos e pesquisadores do Univem foram representados pelo estudante de Ciência da Computação Valdir Amâncio Pereira Junior, vinculado ao Grupo de Interação Humano-Computador do Univem (GIHC), integrante do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), laboratório de pesquisa mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Valdir apresentou o trabalho “Towards Semantic Fusion Using Information Quality Awareness to Support Emergency Situation Assessment”, desenvolvido por ele em parceria com o estudante Matheus Ferraroni Sanches, de Ciência da Computação do Univem, do Prof. Dr. Leonardo Botega, docente de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, e Caio Saraiva Coneglian (aluno de mestrado da UNESP e ex-aluno de Ciência da Computação do Univem).

Valdir, que também é bolsista de iniciação científica pelo CNPq, explica que seu trabalho busca dar apoio a sistemas de tomada de decisão, mais especificamente sistemas de gerenciamento de emergências.

O estudante explica que “o trabalho tem o objetivo de utilizar múltiplas fontes de dados, como denúncias ao 190 ou 193, e integrá-las para obter uma informação única e mais significativa” e que “busca-se também combinar informações com base no significado de cada informação presente em relatos de vítimas a centrais de atendimento emergências”.

O Prof. Dr. Leonardo Botega, orientador do trabalho e coordenador do grupo, acrescenta que “fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão pode ajudar operadores de sistemas de gerenciamento de emergências a melhor entender os eventos que ocorrem em tempo real e apoiar a alocação de recursos para um atendimento mais eficiente”. O professor também argumenta que a publicação e participação de alunos de iniciação científica em grandes eventos solidifica a competência científica da instituição e que tal atividade contribui fortemente para uma formação acadêmica mais completa dos jovens estudantes.

Oportunamente, foi também apresentado o trabalho de Caio Saraiva Coneglian, recente egresso do curso de Ciência da Computação e atual mestrando em Ciência da Informação na Unesp de Marília, intitulado “Ontological Semantic Agent in the Context of Big Data: A Tool Applied to Information Retrieval in Scientific Research”, a publicação é fruto da pesquisa desenvolvida pelo aluno durante a graduação no Univem com auxílio de bolsa-pesquisa da Fapesp, sob orientação do Prof. Dr. Elvis Fusco, docente e coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

O Prof. Elvis lembra que este ano os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação já tiveram várias publicações internacionais nos eventos:

–  7th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics;
– 18th International Conference on Human-Computer Interaction;
– 1º TBD, International Conference on Internet of Things and Big Data;
– 4th WorldCist – World Conference on Information Systems and Technologies;
– 22nd Iberchip Workshop.

Mais informações sobre as pesquisas e publicações dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem podem ser obtidas no site do Compsi – CLIQUE AQUI