Cartórios de notas de Marília registraram quatro autorizações eletrônica de doações de órgãos no primeiro mês de funcionamento do novo sistema em cartórios de notas de todo o Estado.
O serviço, disponibilizado em parceria com o Poder Judiciário, registrou pouco mais de 1,6 mil formalizações de registro como doadores em São Paulo. Os cadastros são feitos pela plataforma nacional no site da Aedo – acesse –
Segundo dados levantados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), que reúne os 8.344 Cartórios de Notas brasileiros, em âmbito nacional já foram mais de 4.570 pedidos de formalização.
“Em menos de um mês em ação, o projeto já solucionou pedidos em todo o país e tem atraído grande interesse de pessoas que desejam doar órgãos, ressalta André Medeiros Toledo, presidente do CNB/SP.
A autorização é disponível gratuitamente para toda a população, a AEDO feita em cartório pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos.
A iniciativa, que busca ajudar as mais de 20 mil pessoas que atualmente aguardam na fila por um transplante de órgãos no estado, pode ser solicitada digitalmente em qualquer um dos Cartórios de Notas de São Paulo.
O interessado preenche um formulário diretamente no site da AEDO, que é recepcionado pelo Cartório de Notas selecionado.
Em seguida, o tabelião agenda uma sessão de videoconferência para identificar o interessado e coletar a sua manifestação de vontade. Por fim, o cidadão e o notário assinam digitalmente a AEDO, que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.