Marília

Marília comemora Ideb acima da média estadual apesar da queda durante pandemia

Marília comemora Ideb acima da média estadual apesar da queda durante pandemia

A Prefeitura de Marília divulgou nesta quinta-feira, uma avaliação positiva do desempenho da cidade no Ideb (Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica), que caiu na cidade mas está acima da média no Estado e país.

Os anos iniciais do Ensino Fundamental atingiram média 6,5 em Marília. No Estado a média foi de 6,3 e a média nacional é de 5,9. Em 2019, ano do último levantamento antes da pandemia de Covid, a cidade atingiu média 7,2.

O índice foi criado em 2005 e é feito com intervalos de dois anos, divulgados em anos pares com resultados do ano anterior. Ou seja, os dados são referentes ao ano de 2021, período em que as aulas presenciais foram prejudicadas devido a pandemia da COVID 19. 

“Com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, já se esperava uma queda em relação aos resultados anteriores”, diz o comunicado da prefeitura, divulgado um mês após a publicação dos resultados..

A nota diz que equipes das escolas criaram estratégias para dar atendimento, da melhor forma possível, para todas as crianças durante o isolamento provocado pela pandemia.

A maior nota da cidade foi da Emef Profª Edméa Braz Rojo Sola, que teve média de 7,7. A diretora da unidade, Denise de Oliveira, destacou envolvimento da equipe.

 “Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, a equipe sempre esteve direcionada com a garantia da aprendizagem dos alunos, que foi o ponto central desse processo. Também direcionamos uma infraestrutura interna para atender os professores que estavam em Home Office e as famílias que precisavam da escola.”