Marília

Marília deve contratar empresa para recolher e abrigar animais de rua

Marília deve contratar empresa para recolher e abrigar animais de rua

A Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública deve abrir nos próximos dias uma licitação para contratar empresa que será responsável pelos serviços de recolhimento de animais vivos ou mortos em ruas da cidade.

A mesma empresa deverá ser responsável pela criação e gestão de um abrigo para estes animais, que devem receber alimentação e cuidados no período de abrigo. Animais doentes deverão receber tratamento e os mortos receberão destinação adequada e controlada.

A previsão de terceirização dos serviços foi anunciada nesta quinta-feira pela secretaria em resposta a pedido de informações do Giro Marília sobre os serviços.

A secretaria não divulgiu detalhes da regulamentação do serviço, como a forma de abordagem e apreensão dos animais, eventual capacidade dos abrigos e nem encaminhamento para animais saudáveis. Também não revelou como os serviços serão pagos pelo município.

A medida atende pressão de medidas judiciais e fiscalização do Ministério Público que pedem destinação adequada e controle da população animal de rua.

A 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça determinou em junho que a prefeitura adote medidas de acolhimento, castração e encaminhamento dos animais.

A decisão inclui medidas de proteção aos animais e cuidados com a saúde e envolve também destinação de cães contaminados com leishmaniose, um dos principais problemas de zoonoses na cidade atualmente.

Além de uma solução para o problema, a medida revela novo posicionamento da administração, que inicialmente havia divulgado pretensão de recorrer contra medidas judiciais e adiar a decisão sobre cuidados com os animais de rua na cidade.