Marília

Marília discute parceria com Instituto de Migrações para atender refugiados

Marília discute parceria com Instituto de Migrações para atender refugiados

Representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Unesp e pesquisadores de antropologia e PET Ciências Sociais de Marília começaram a discutir com o IMDH (Instituto Migrações e Direitos Humanos) uma parceria para políticas públicas de atendimento a refugiados, especialmente venezuelanos, na cidade.

Uma reunião virtual colocou a equipe da cidade em contato com Irmã Rosita Milesi, do IMDH, uma maiores lideranças e defensora em direitos humanos para imigrantes do Brasil,

O Instituto é vinculado à Congregação das Irmãs Scalabrinianas. Foi fundado em 1999 em Brasília por Rosita Milesi, Maria Luiza Shimano e Pe. Virgilio Leite Uchoa.

Atua no atendimento jurídico e socioassistencial, acolhida humanitária e à integração social e laboral de pessoas migrantes, solicitantes de refúgio, refugiadas e apátridas, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade.

A reunião abriu discussão sobre parcerias para um projeto iniciado na cidade com cadastro de famílias de imigrantes venezuelanos em processo de inclusão. A Secretaria já articula medidas como regulamentação de registro, integração cultural, social e profissional dos refugiados.

O objetivo é ir além do atendimento e estabelecer políticas públicas com programas permanentes de atendimento a população nestas condições.

O debate prevê aproveitamento em Marília das iniciativas do instituto – conheça mais no site oficial – e na experiência de Irmã Rosita Milesi Cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, Brasil) e fez mestrado em Migração e Refúgio na Universidade Pontifícia Comillas (Madri, Espanha)