O Procon de Marília celebra conquista de números importantes: é o terceiro entre 19 regionais no volume de casos solucionados após queixa de consumidores. O resultado, apresentado em encontro promovido pela Fundação Procon, é reflexo de serviço de equipe que dá mais credibilidade ao órgão, avalia a coordenadora Ana Paula Molica Sampaio.
O Procon recebe público em espaço do Ganha Tempo, na avenida das Indústrias. O atendimento para solucionar queixas é o único possível na cidade. O Procon não tem fiscais para multar ou punir abusos.
A presença da coordenadora é um dos avanços no órgão. Advogada, Ana Paula pode oferecer padrão de atendimento que até pouco tempo atrás o órgão não tinha e que foi um dos motivos para instauração de um inquérito civil no Ministério Público.
O inquérito previa ainda apurar falta de fiscais, mas foi arquivado com a simples promessa de contratação e abertura de concurso. Os aprovados nunca foram convocados para assumir os cargos.
A principal reclamação continua sendo de telefonia celular. Algumas operadoras já foram notificadas e há o compromisso de instalação de mais torres para a melhoria da qualidade técnica. Depois aparecem TVs por assinatura, cartão de crédito e bancos comerciais.
O horário de atendimento é das 8h às 13h30. O telefone é 34012466. No entanto, as reclamações só podem ser feitas pessoalmente. “É só apresentar a documentação pessoal, como RG e CPF e o documento de comprovação do consumo, como nota e boleto, para se iniciar o processo de demanda.”