Marília

Marília é 69ª cidade mais competitiva do país; compare municípios

Marília é 69ª cidade mais competitiva do país; compare municípios

Marília ficou na 69ª posição em um Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado nesta quinta-feira pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) em parceria com a startup Gove e com o Sebrae.

A nota final de Marília foi 54, com a pior posição entre os grandes centros do Oeste Paulista, atrás de Rio Preto, Araraquara, Bauru, Botucatu., Araçatuba, Presidente Prudente e até Assis.

Mas apresentou melhores resultados na avaliação da sociedade, com nota final de 71,65, acima de Bauru, Ribeirão Preto e Araraquara. Esse critério avalia dados como acesso à saúde, acesso à educação, abastecimento de água e saneamento público.

A cidade tem ainda posição melhor que algumas capitais, como Cuiabá, Campo Grande, Recife e João Pessoa. Segundo o coordenador de Competitividade do CLP; Lucas Cepeda, competitividade para municípios representa a entrega na criação de bem-estar social.

“O mais competitivo é o que consegue entregar melhores serviços públicos, promover a melhora constante”, disse Cepeda na apresentação do estudo em live na manhã desta quinta.

O levantamento avalia a capacidade dos 405 maiores municípios, acima de 80 mil habitantes, com três orientações: avaliar gestão, orientar investimentos, apresentar desafios para os municípios.

A partir de um amplo levantamento de dados disponíveis, os indicadores que compõem o estudo foram selecionados e construídos com base na literatura acadêmica que indica quais características são relevantes para determinar a competitividade municipal.

Acesse a página do estudo com o ranking completo e mais informações sobre a metodologia