Marília é a 70ª cidade do país em competitividade, mostra a segunda edição de um ranking que avaliou 411 municípios com população acima de 80 mil habitantes. O resultado representa a perda de uma posição em relação ao estudo divulgado em 2020.
A cidade aparece ainda como 48º município em competividade na região Sudeste e 39º no Estado de São Paulo. Segundo o CLP (centro de Liderança Pública), responsável pelo estudo, o estudo aborda indicadores em três dimensões de análise: Instituições, Sociedade e Economia.
Analisa temas como sustentabilidade fiscal e Funcionamento da máquina pública; acesso e qualidade de saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente, e na economia avalia dados de inserção econômica, inovação, capital humano e telecomunicações.
“O Ranking de Competitividade dos Municípios surge a partir de uma visão diferente: a competição saudável no setor público, além de possível, é desejável. A competição no setor público é um elemento complementar à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento institucional, social e econômico”, diz a publicação.
Cidades próximas, como Assis e Catanduva, ainda aparecem com destaque em áreas como qualidade de Saúde e Educação. A segunda edição do ranking, assim como a primeira, mostra Marília menos competitiva que cidades com mesmo porte como Bauru, Araçatuba e Rio Preto.
A novidade é a queda ainda mais acentuada de Presidente Prudente, que foi da 52ª posição para a 71ª, uma abaixo de Marília. Veja abaixo tabelas e compare resultados de Marília e mais cidades ou, se preferir, acesse aqui a íntegra do estudo.