Depois de 15 dias classificada na faixa laranja de restrições, Marília volta à faixa amarela com autorização legal para bares, salões e barbearias, que em sua maioria já vinham funcionando mesmo contra as regras do Estado.
A reclassificação autoriza ainda ampliação do horário de atendimento no comércio. Os novos horários ainda devem ser divulgados em uma coletiva da prefeitura no final desta tarde. A Prefeitura de Marília nem publicou qualquer mudança oficial em regras de funcionamento após o rebaixamento para a faixa laranja.
A região de Marília apresentou classificação para faixa verde em três dos cinco índices analisados pelo plano – ocupação de leitos, leitos por cem mil habitantes e número de casos – e faixa amarela para os índices de internações e óbitos -.
A região de Presidente Prudente também evolui para a faixa amarela. Bauru já estava nesta fase e permanece. Não há nenhuma região na faixa verde, com maior liberalidade. São Paulo tem 95% do Estado na faixa amarela.
Apenas duas regiões do Estado, em Franca e Ribeirão Preto, devem continuar na faixa laranja por dados da evolução da epidemia. Rio Preto, que enfrentou longo período com mais restrições, também avança para a faixa amarela.
Assim, todo o Oeste Paulista está inserido no mesmo nível de restrição e funcionamento de empresas. O governador João Doria disse em pronunciamento sobre a reclassificação que não há nada a comemorar e não é momento de festa. “A nossa esperança está na vacina ou nas vacinas.”