A Diretoria Regional de Ensino de Marília, responsável pela gestão das escolas estaduais, projeta receber até 25 mil alunos em unidades da região para entrega de merenda escolar a partir de amanhã, dia 1º, quando começa programa especial de entrega de merenda.
A presença será feita com modelo de cadastro e controle de horários para permitir máximo de 35% de alunos por período nas escolas, já que a região está na fase vermelha do Plano São Paulo.
Segundo a Diretoria, a partir de fevereiro já estará vigente um novo convênio para fornecimento da merenda e preparação da mesma por meio das merendeiras.
O serviço é terceirizado. Em abril de 2020, com as aulas suspensas, a empresa demitiu quase todas as funcionárias. A Secretaria de Educação do Estado informou ainda que faz o repasse da verba e cabe a prefeitura a contratação e compra dos alimentos.
A prefeitura informou ao Giro Marília na sexta-feira que já estava se organizando “com alguns gêneros e reativando contratos para aquisição de outros” mas que os procedimentos foram paralisados após decisão judicial para suspender volta às aulas. A decisão foi revogada ainda na sexta.
As aulas presenciais devem ser retomadas a partir do dia 8 em 5,1 mil escolas estaduais em todo o Estado.