Marília

Marília entrega pedido e espera Parque Tecnológico ainda neste ano

Comitiva de Marília entrega pedido de credenciamento do Parque Tecnológico – Divulgação/Univem
Comitiva de Marília entrega pedido de credenciamento do Parque Tecnológico – Divulgação/Univem

Marília espera receber até o final deste ano o credenciamento provisório para implantação do Parque Tecnológico de Marília, inclusive com inscrição junto ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, que já acompanha projetos de pelo menos 20 municípios.

O pedido de credenciamento foi formalmente apresentado nesta segunda-feira por uma comitiva de representantes da cidade, envolvendo poder públicos e instituições de pesquisa, suporte e incentivo ao desenvolvimento tecnológico em Marília e região. A informação foi divulgada pelo Univem (Centro Universitário Eurípides de MArília), que abriga algumas das principais estruturas de suporte ao parque e os responsáveis pelos estudos de implantação.

A inclusão permite à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação  analisar o projeto da cidade e auxiliar a a implantação do Parque. Caso seja  constatada a viabilidade, será concedido o seu credenciamento definitivo.

A proposta já foi recebida com boas referências. O subsecretário da Ciência e Tecnologia, Marcelo Strama, comentou que os ambientes de inovação de Marília são indicados como modelo de gestão e apoio para cidades que desejam implantar esses ambientes. Strama recebeu o pedido com a gerente do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos de São Paulo, Margareth Leal.

“A cidade de Marília atende a todos os requisitos para o credenciamento provisório do Parque Tecnológico pois apresenta um Sistema Local de Inovação que demonstra a articulação do poder público municipal, estadual e federal com instituições de ensino e pesquisa no apoio à inovação nas empresas locais e regionais.” 

O pedido foi entregue com um pacote de documentos que incluem projeto de caracterização e detalhamento do Parque; projeto arquitetônico e urbanístico do empreendimento; estudo de viabilidade econômico-financeira; estudo de viabilidade técnico-científica; estudo de sustentabilidade ambiental e documento comprovando área de no mínimo 200 mil m2 destinada à implantação do Parque.

Também foram apresentadas as informações sobre o centro de inovação tecnológica e uma incubadora de base tecnológica credenciados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação e documentos de manifestação de apoio pelas principais entidades, empresas e instituições de ensino, que são requisitos exigidos para credenciamento.

Os projetos e estudos foram coordenados pelos professores Elvis Fusco e Fábio Dacêncio, do Univem, em cooperação das principais entidades da região representadas no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília, como o Ciesp, Acim, Asserti, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, Unesp, Fatec, Etec e de empresas da área de tecnologia.

Participaram da entrega do pedido o prefeito Daniel Alonso; o secretário municipal de desenvolvimento, Cássio Luis Pinto; o reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares; o coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília e presidente da Asserti, Elvis Fusco; o coordenador de pesquisa e extensão do Univem, Fábio Dacêncio Pereira e o presidente do Comciti, Chikao Nishimura, que também é diretor regional do Ciesp.