Marília

Marilia entrega Plano de Turismo e terá portal na entrada da cidade

Marilia entrega Plano de Turismo e terá portal na entrada da cidade

Há 15 dias para o final do ano Marília  encaminha ainda em 2017 duas propostas de inovação e investimentos em turismo. A cidade entrega nesta sexta-feira ao deputado estadual João Caramez o Plano Diretor de Turismo que abre espaço para o credenciamento como cidade turística e permite novos repasses de recursos para o setor.

Segundo o secretário da pasta, Cássio Luiz Pinto Jr, o plano estabelece diretrizes de investimentos, modelo de incentivos ao turismo na cidade, políticas públicas para incrementar o setor e é abastecido por informações como uma pesquisa sobre a demanda local de turismo. Caramez, que passa a ser o embaixador da cidade para encaminhamento do projeto, foi o autor da lei que criou a regulamentação do setor no Estado.

A pesquisa envolveu diferentes parceiros, como a Unimar, para identificar as vocações de turismo, frequência, estrutura de recepção na cidade, necessidades de investimentos e potencial do setor.

A ideia é que até fevereiro o processo de reconhecimento de Marília esteja encaminhado para aprovação e inclusão da cidade nos programas estaduais de incentivo ao turismo.

O plano diretor é um estudo coordenado pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo, Gilberto Rossi Jr, com a coordenadora Fernanda Monteiro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, com a participação do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Marília Convention Bureau, Unimar, Instituto Leopardo, Ong Origem, Nikkey Clube e Emdurb. 

Marília deve ser beneficiada ainda por projetos federais. Um deles, já aprovado, prevê investimentos na faixa de R$ 250 mil para a implantação de um grande portal de recepção a visitantes na entrada da cidade. O Portal terá um coração para formar a frase EU AMO MARÍLIA.

O portal, a ser financiado pelo Ministério do Turismo, deve ser  implantado na avenida André Sanches Cibantos, principal via de acesso para viajantes que chegam pela região norte da cidade vindos do Oeste Paulista, do norte e noroeste do Estado – como Rio Preto e Ribeirão Preto – e de Minas Gerais. Também vai ficar em área estratégica para quem chega em direção ao Marília Shopping.

Os recursos já poderiam até estar liberados, mas esbarraram na herança de dívidas e documentos, como a falta de CRP (Certidão de Regularidade Previdenciária) por causa do rombo no Ipremm. A Prefeitura obteve nesta semana a certidão e já conta com a liberação dos investimentos.