A Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) divulgou nesta quinta (3) dados registrados no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) referentes às inclusões de devedores e às exclusões de adimplentes no ano de 2018. Foram incluídos 19.083 CPFs no período, enquanto o número de exclusões ficou em 11.786.
Tanto as inclusões como as exclusões registraram aumento com relação a 2017, indicando que os comerciantes de Marília têm utilizado mais o sistema do SCPC. No entanto, o maior registro de cassos de inadimplemento preocupa os representantes da Acim, que alertam os comerciantes para estarem sempre atentos nas concessões de crédito.
O mês com maior inclusão de inadimplentes foi o de novembro, fato que a Acim atribui à ocorrência da Black Friday e da preparação para o Natal no mês seguinte. Além disso, novembro também registrou o maior número de exclusões, quando o maior número de CPFs retomaram o poder de compra no crediário durante o ano.
Entre as causas para o maior número de inclusões, o superintendente da Acim José Augusto Gomes menciona o desemprego e problemas econômicos de ordem nacional, embora ressalte que não dá para se apontar uma explicação específica. Diante dos dados, a entidade reforça que os lojistas devem estar atentos ao sistema do SCPC, a fim de tomar informação sobre os clientes antes de conceder crédito.
Marília