O governador João Doria anunciou nesta tarde a prorrogação da quarentena no Estado com atualização das regras de classificação da flexibilização e abertura de empresas. Manteve Marília na faixa laranja, com restrições rigorosas de serviços. Apresentou rebaixamento para regiões de Presidente Prudente, Bauru, Araraquara, Barretos e Ribeirão Preto.
A medida significa que bares, restaurantes e similares seguem proibidos de fazer atendimento presencial. Salões de beleza, cabeleireiros e academias ficam fechados. O horário do comércio segue restrito a quatro horas de atendimento por dia.
A classificação de Marília, que inclui dados de toda a região com 62 municípios, foi agravada pelo número de internações e aumento de óbitos, que foi nconsiderado na faixa vermelha. A variação de casos nos 15 dias desde apresentação dos dados mostra evolução de internações na faixa verde e aumento de casos na faixa amarela.
A classificação faz parte da quinta fase da quarentena do Estado, com início a partir do dia 15 de junho, próxima segunda-feira. A etapa segue os parâmetros do Plano lançado no final de maio com medidas de flexibilização das restrições.
Doria abriu a coletiva com anúncio de rebaixamento de algumas regiões. “Claramente temos nesse momento um aumento de casos em regiões como Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão preto, que estão nesse momento com a bandeira vermelha, que terão agora medidas restritivas”, disse Doria. Bauru, que estava na faixa amarela, caiu para a faixa laranja, a mesma de Marília.
A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, apontou melhoria dos índices na Baixada Santista, que deve ser promovida para a faixa laraneja, com redução das restrições. A região estava na fase vermelha.
“No interior a mensagem é diferente, nós vamos precisar endurecer”, afirmou a secretária. Ela apontou aumento da propagação da epidemia.
O Giro Marília acompanha a coletiva e vai divulgar atualizações