Marília

Marília inaugura nesta sexta Emei Marina Betti Cezar

Marília inaugura nesta sexta Emei Marina Betti Cezar

A Secretaria Municipal de Educação inaugura nesta sexta-feira na zona oeste de Marília a Escola Municipal de Educação Infantil Marina Betti Cezar, com homenagem à pedagoga que construiu uma história de sucesso e dedicação tanto na educação quanto em projetos sociais na cidade.

A Emei Marina Betti Cezar será uma unidade para 250 alunos, com atendimento em período integral, para atender  alunos dos bairros Califórnia, Chico Mendes, Coimbra, Vila Maria, Teruel e Comerciários I e II, entre outros.

A escola vai ocupar 1.200m² com estrutura padrão da rede municipal, inclusive fornecimento de merenda, espaço para lazer, descanso, higiene e estrutura administrativa do prédio.

Marina Betti Cézar nasceu em Marília, em 02 de janeiro de 1937, filha de Duílio Betti e Angelina Ecker Betti. Em 1961 casou-se com Valdyr Cézar, que durante muitos anos foi o principal responsável pelo setor de planejamento urbano e desenvolvimento de projetos de obras na cidade. Com ele teve os filhos César Augusto e Alessandro Carlo.

Dedicou grande parte de sua juventude ao esporte e estudos, com graduação em pedagogia. Lecionou durante anos e assumiu a coordenadoria da merenda escolar do município na primeira gestão do prefeito Octávio Barreto Prado.


Valdyr Cezar e Marina: o cacique e a primeira-dama do Circo, pedagoga e ativista de causas sociais

A professora Marina Betti Sempre prestou trabalho voluntário. Participou ativamente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, criando programas e projetos para a manutenção financeira dessa instituição.

Esteve presente, com destacada atuação, na 1ª Feira da Fraternidade de Marília, realizada em 1976 pelo então prefeito Pedro Sola no Estádio Bento de Abreu com atuação dos voluntários da Chácara O Circo, criada em 1969 na casa de Marina e Valdyr.

Enquanto teve saúde, a professora Marina, carinhosamente chamada de “Primeira Dama do Circo”, participou de todas as realizações do grupo.

Mesmo em tratamento médico, nunca permitiu a suspensão das atividades na chácara, que todo domingo recebe dezenas de atletas para um torneio de futebol e articulação de atividades assistenciais e de lazer, como almoço anual para arrecadar recursos para entidades assistenciais ou promoção de bailes e desfiles de carnaval.

Marina Betti Cezar faleceu em 09 de abril de 2013. A inauguração será feita às 19h30 desta sexta-feira na rua Alcides Caliman s/n – no Jardim Califórnia, zona Oeste da cidade.