Marília

Marília leva orientação contra dengue às escolas; 1.915 casos e quatro mortes

Marília leva orientação contra dengue às escolas; 1.915 casos e quatro mortes

Marília deve iniciar na próxima semana um programa especial de conscientização contra a dengue a partir das escolas da rede municipal, como forma de transformar alunos em multiplicadores de informações.

A cidade tem 1.915 casos confirmados, segundo painel desenvolvido pelo governo do Estado – a Saúde local usa como número oficial valor menor, de 1533, registrado até dia 26-.

Marília registrou quatro mortes no ano – a última é de um homem de 90 anos, portador de cardiopatia, que iniciou com o sintoma em 16 de fevereiro de 2024 e procurou a rede particular de saúde em 19 de fevereiro. Faleceu no dia 21.

O Painel da Dengue do Estado ainda nao contabiliza esta morte. Aponta 12 óbitos suspeitos na região de Marília. Descontada a quarta morte já confirmada em Marília, a lista tem mais três casos em investigação na cidade.

O programa nas escolas foi divulgado com balanço de atividades do Dia D contra a dengue, promovido na sexta para acompanhar ações nacionais de combate à doença.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Marília estiveram nas unidades de saúde, empresas e residências.

A iniciativa incluiu atividades, aplicação de inseticida com bomba costal em pontos estratégicos, que são locais que abrigam reciclagem, ferro-velho, entre outros ambientes assim. Acompanhamento de canteiro de obras com retirada de material com água parada, além de tratamentos com larvicida em reservatórios não-removíveis.

Pacientes que buscaram atendimento em uma das 60 unidades de saúde de Marília receberam materiais educativos e informações sobre o plano oficial de combate contra a dengue.

Algumas empresas da cidade também participaram do Dia D com atividades internas e até abertura para orientações pela Saúde.