Marília

Marília perde a professora Josephina Chaia Pereira

Josephina Chaia, com a filha Alexandra e a neta
Josephina Chaia, com a filha Alexandra e a neta

Faleceu nesta quinta-feira em Marília a professora Josephina Chaia Pereira, pesquisadora reconhecida em todo o país e que atuou por muitos anos junto à Unesp de Marília.

Jô Chaia, como era conhecida, foi secretária municipal da Cultura no governo do ex-prefeito José Salomão Aukar, como uma das indicações mais celebradas na época.

Nascida em Ibirá, Josephina Chaia mudou-se com a família para a cidade ainda criança. Completou aqui o curso secundário e foi a São Paulo para se formar em História e Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras Sedes Sapientiae.

Casada com Raul Leitão Pereira, teve duas filhas, Bárbara e Alexandra. Em 2004 recebeu o título de cidadã mariliense em iniciativa da professora e vereador Edith Salgado.

Atuou como professora e diretora de escolas em diferentes unidades. Com a criação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília – hoje Unesp – tornou=se secretária geral e depois professora.

Aposentou-se em 1981 mas manteve ativa participação em movimentos de educação e cultura, que a levaram para a secretaria municipal da pasta.

O sepultamento foi marcado para 17h desta quinta-feira no cemitério Parque das Orquídeas.