Marília

Marília recebe Congresso Latino-Americano da Paz em maio

Juiz federal Rogério Cangussu, Desembargador Fagundes Cunha e o juiz peruano Edgardo Torres López, que farão palestras – Divulgação
Juiz federal Rogério Cangussu, Desembargador Fagundes Cunha e o juiz peruano Edgardo Torres López, que farão palestras – Divulgação

Palestras com juristas e personalidades nacionais e estrangeiros, debates, apresentação de artigos científicos e uma caminhada pela paz são algumas das atividades previstas em Marília durante o Congresso Latino-Americano da Paz, que acontece entre os dias 19 e 22 em Marília no Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília).

A iniciativa envolve pessoas e instituições com objetivos comuns diálogo interdisciplinar para construção da PAZ, da prevenção da violência, da preservação da democracia e do desenvolvimento humano.

“O proscênio internacional está repleto de conflitos e de atos atentatórios aos direitos humanos. Num mundo globalizado, tal contexto de violência atinge uma variedade de situações cotidianas a afetar sobremaneira a qualidade de vida das pessoas. Todos os dias fatos divulgados na grande mídia colocam em xeque a competência de diversas instâncias do poder na gestão de conflitos políticos, sociais e econômicos. Tudo isso percute com muita força nos países da América Latina. Cabe a cada um de nós a responsabilidade de conhecer, discutir e pôr em prática a cultura da PAZ”, diz a página de apresentação do evento.

A organização do Congresso envolve a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), a UCSS (Universidad Católica Sede Sapientae (Lima/Peru) e o Univem.

Artigos e  pôsteres podem ser submetidos por universitários do Univem e de outras instituições de ensino, bem como por profissionais e defensores do Direito em todas as suas instâncias.

O juiz Edgardo Torres López, da Corte Superior de Lima Norte e professor da Universidad Catolica, fará a palestra de abertura do evento. Depois haverá debates e lançamento de uma publicação com os artigos científicos aceitos pelo Congresso.

No encerramento do encontro haverá uma caminhada perla paz, que deve envolver não só os participantes mas toda a comunidade, inclusive com apoio da Prefeitura de Marília, e saída às 9h.

A programação completa, espaço para informações sobre submissão de artigos e mais informações sobre o congresso estão no Site Oficial do Evento.