A Saúde de Marília anunciou hoje a redução de leitos clínicos – em enfermarias, para casos mais leves – em hospitais da cidade destinados a atendimento de pacientes com casos confirmados ou suspeitas de coronavírus, provocada pela baixa taxa de ocupação.
Em comunicado oficial a Saúde dz que a cidade passará a er 50 leitos de enfermaria – tinha 70 – exclusivos. “A partir de hoje serão ofertados ao Sistema Único de Saúde 50 leitos clínicos, sendo 20 pelo Hospital das Clínicas, 20 pelo Hospital Universitário da Unimar e 10 pela Santa Casa.”.
Segundo o documento, a decisão foi tomada em encontros entre a saúde municipal, a direção regional do Estado e representantes dos hospitais.
“A análise conjunta permitiu verificar que os leitos clínicos exclusivos de Covid tiveram baixa taxa de ocupação neste intervalo de tempo, ou seja, em nenhum momento atingiu 50% de ocupação”, destaca.
Ainda segundo o documento, por unanimidade, os Hospitais solicitaram aos seus gestores o descontingenciamento dos leitos clínicos de Covid.
Veja abaixo a íntegra do comunicado
“Nos dias 04 e 11 de novembro foram realizadas reuniões de regulação de leitos Covid na presença da gestão municipal (Secretaria Municipal de Saúde) e estadual (Departamento Regional de Saúde- DRS IX).
Estiveram presentes também representantes do Pronto Atendimento da Região Sul, da Unidade de Pronto Atendimento da Região Norte, SAMU e dos três Hospitais envolvidos no enfrentamento da Pandemia (Hospital das Clínicas, Santa Casa e Hospital Universitário da Unimar).
Os envolvidos apresentaram os dados referentes à taxa de internação em leitos de UTI e de Enfermaria (Clínicos), no período de março a outubro deste ano.
A análise conjunta permitiu verificar que os leitos clínicos exclusivos de Covid tiveram baixa taxa de ocupação neste intervalo de tempo, ou seja, em nenhum momento atingiu 50% de ocupação.
Desta forma, por unanimidade, os Hospitais solicitaram aos seus gestores o descontingenciamento dos leitos clínicos de Covid.
A partir de hoje serão ofertados ao Sistema Único de Saúde 50 leitos clínicos, sendo 20 pelo Hospital das Clínicas, 20 pelo Hospital Universitário da Unimar e 10 pela Santa Casa.
O estudo apresentado demonstrou que a redução não impactará na oferta e na qualidade dos atendimentos hospitalares prestados à população.
Mesmo assim, caso haja alguma mudança inesperada no perfil de pacientes com necessidade de internação nestes leitos ou mudança no cenário epidemiológico do município e da região, os prestadores se comprometeram a retomar o quantitativo de leitos iniciais.”